Astrologia e saúde: a cabeça de Carneiro
Pela sua analogia, a primeira casa astrológica representa a cabeça onde o intelecto e o centro nervoso estão localizados.
Culpeper diz: “Sob Carneiro é a cabeça, e tudo o que pertence a ela … seus ossos, o rosto, cérebro, cabelo, barba, olhos, nariz, língua, dentes, etc. no homem está acima da primeira vértebra do pescoço”.
Como primeiro signo do zodíaco, é representado pela constituição física, a aparência física e em conjunto com a sua notável força que lhe confere resistência. Pela sua analogia, a primeira casa astrológica representa a cabeça onde o intelecto e o centro nervoso estão localizados.
Além dos cinco sentidos do homem, quatro marcam Carneiro (visão, audição, sabor e olfato) que são colocados na cabeça, será “o chefe” que dirige o resto do corpo. Os planetas nesta casa também indicam uma predisposição para problemas de cabeça, por exemplo, com Marte nesta casa será predisposto a magoar-se naquela região do corpo, assim como o ascendente em Carneiro.
As lições de Carneiro
A sua mente cria a história e seu corpo obedece. Por exemplo, lê uma dieta que precisa fazer e faz de tudo para cumprir, mas se tiver outro estímulo, num instante deixa de fazer essa dieta. Um dos problemas é o foco nas rotinas, os estímulos ao sistema nervoso são muitos pela necessidade de estar sempre ativo. Caso não dê atenção ao corpo poderá ter várias manifestações físicas para poder abrandar, algo que este nativo não agrada, e respeitar o seu biorritmo.
Manifestações físicas de Carneiro:
- Dores de cabeça
- Enxaquecas
- Corpo quente
- Infeções nas orelhas
- Infeções nos dentes
- Sinusite
- Manchas faciais
- Infeções musculares
Todas estas manifestações físicas são conhecidas por este nativo, e procurará usar a força para poder curar suas feridas, o que nem sempre trará bons resultados. Conhece aquela frase “Ferver em pouca água” típico deste signo. Em vez de seguir um plano terapêutico, ou conselho de amigos, tenderá sempre fazer as coisas á sua maneira.
Técnicas terapêuticas
Com a experiência começa a aprender a lidar com a energia do seu corpo, procurando não dar mais carga a um corpo muitas vezes cansado pelo desgaste do sistema nervoso central.
Por isto questões que deve refletir para dar um plano ao seu biorritmo:
- Quem é realmente? Faça uma lista com adjetivos que descrevam sua personalidade, por exemplo: inteligência, paixões, desejos…
- Observe a sua lista e coloque um círculo em três principais, para que cumpra no seu dia-dia. Qual a ação que precisa para as realizar com sucesso e disciplina?
- Como se compromete consigo? Qual o efeito que causa nos outros? Poderá efetuar seus compromissos com maior eficácia?
- Esta realmente consciente do que se passa a sua volta?
- Como vê o que estão á sua volta a ajudá-lo ou a impedi-o de se autorealizar?
Exercícios:
Para que seja assertivo e gaste menos energia no seu corpo físico. Porque agora sabe como fazer, poderá realizar alunos exercícios de Pilates, Yoga, para que a mente possa relaxar e ao mesmo tempo fazer um intenso exercício ao corpo, criando uma boa musculatura e trabalho respiratório. Esta estabilidade trará convicções fortes e uma cabeça com foco proporciona maior liberdade muscular libertando a tensão, poderá fazer caminhadas estando focado na sua respiração, para que o corpo receba as ordens que precisa, para dar o ritmo ao que ele precisa, mas também pode;
- De pé esticar bem o corpo, com alguns alongamentos, levando os braços aos pés, ao trazê-los para cima eleve as mãos e receba toda a energia do universo, sentido que raios de sol cobrem a sua cabeça e se distribuem pelo corpo:
- A medida que faz este pequeno exercício diário, inspire e expire sentindo que pelas nadis (canais do nariz) entram partículas de energia que se vão comunicar com as suas células transmitindo energia de paz e segurança, e ao expirar liberte toda a tensão.
Poderá fazer outro exercício com uma afirmação: “Eu Sou”, para acreditar em si e nas suas conquistas, que ao manter este “mantra” ou “kotodama” ( repetição de uma frase que atua na mente e no Espirito) sente a leveza e a reposição do equilíbrio do hemisfério direto com o hemisfério esquerdo do seu cérebro, permitindo uma conexão serena e segura para que seus neurotransmissores levem ao resto dos sistemas do corpo toda esta vibração.
Como sendo o primeiro signo do zodíaco esta energia é sua, é o primeiro, mas não tem que estar sempre acelerar, pois estar em primeiro, tem que se colocar nesta posição, tratando de si, criando disciplina e foco nas suas tarefas.
Alimentos mais adequados:
Ervilhas verdes, espinafre, alface, ameixas, carne (fígado, rim, coração bovino, frango), ostras, mariscos, trutas, arenque, sardinha, cereais, flocos de farelo de trigo.
Laticínios: iogurte, queijo branco, ovos, queijo, leite desnatado.
Os temperos em geral devem ser fortes, de preferência com malagueta.
Caso seja vegetariano, deve sempre reforçar a proteína animal.
Devido a somatização do sistema nervoso, e a tendência a infeções pode acumular toxinas no fígado e na vesicula, por este motivo alimentos que ajudem na sua libertação são aconselhados. Outro motivo é o excesso de tensão, que acaba por acelerar a digestão dos alimentos, assim, todos os alimentos de fácil assimilação são orientados.
Importante desintoxicar o organismo 1 vez por ano, principalmente na estação do outono, e na primavera reforçando o organismo com vitaminas, por exemplo: a B12, C, Ferro, e outras que seu médico o possa orientar, ou um naturopata.