Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Associação ZERO quer tornar julho um mês sem plásticos

Associação ZERO quer tornar julho um mês sem plásticos

Para ajudar os portugueses a eliminarem o descartável de muitos dos seus atos quotidianos, a associação irá disponibilizar a cada dia um conselho/desafio para os ajudar nesta caminhada rumo a um estilo de vida mais sustentável.

Pinterest Google+

Na semana em que se assinala o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, a 3 de julho, a associação ambientalista lança um desafio aos portugueses: ‘desplastificarem’ as suas vidas durante o mês de julho, também considerado internacionalmente como o mês sem plástico – Plastic Free July.

 

Em Portugal apenas 12% dos plásticos que compõem os resíduos urbanos vão para reciclagem, segundo dados de 2015. «É fundamental prevenir a produção de plástico, visto que a reciclagem está longe de ser uma solução suficiente para resolver o problema da grande produção e uso de plásticos no nosso dia-a-dia», explana a associação no seu site.

 

Para ajudar os portugueses a eliminarem o descartável de muitos dos seus atos quotidianos, a ZERO irá disponibilizar a cada dia um conselho/desafio para os ajudar nesta caminhada rumo a um estilo de vida mais sustentável.

 

VEJA TAMBÉM: COMO AJUDAR O PLANETA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DO PLÁSTICO

 

Para conhecer todos os 31 conselhos, será necessário seguir as novidades diárias no Facebook da ZERO, mas para já a associação adianta 10 ideias para estimular a curiosidade:

 

  • Em contexto social, utilize mascaras reutilizáveis e não utilize luvas (a OMS desaconselha o seu uso). Poupará muitos recursos naturais que estão a ir para aterro ou a serem incinerados.
  • Prefira sabonete sólido ao gel de banho, pois estará a produzir muito menos resíduos.
  • Utilize uma garrafa de água reutilizável e, de preferência, encha- a com água da rede pública.
  • Cada mulher utiliza à volta de 11 mil pensos higiénicos ou tampões ao longo da sua vida. Aproveite o verão para experimentar o copo menstrual ou os pensos reutilizáveis.
  • Prefira roupas produzidas com fibras naturais, para evitar a libertação de microfibras plásticas a cada lavagem.
  • Recuse palhinhas e se é algo que precisa ou aprecia, adquira uma palhinha reutilizável em metal e a escovilha para a limpar convenientemente.
  • Utilize sacos reutilizáveis em todas as suas compras (não apenas quando vai ao supermercado). Mesmo que os sacos sejam de papel, este também tem que vir de algum lado e a sua produção tem grandes impactos.
  • Utilize discos/toalhitas reutilizáveis para se desmaquilhar. É simples, mais em conta e evita a produção de muitos resíduos não recicláveis.
  • Leve o seu almoço em recipientes reutilizáveis. Se recorrer a take away, procure levar os seus próprios recipientes bem como os seus talheres reutilizáveis.
  • Não substitua plástico descartável por outro material descartável, seja ele qual for, pois todos têm um enorme impacto negativo para um uso muito curto. Reduza e reutilize.

 

Artigo anterior

Sabe o que é um dream catcher?

Próximo artigo

Impacto na dentição: Quando e como tirar a chupeta?