Home»Uncategorized»As Três Gunas do Ayurveda

As Três Gunas do Ayurveda

Sattva, Rajas e Tamas são energias universais que estão sempre presentes e em fluxo. As Gunas são um conceito chave do Ayurveda e devem ser entendidos antes que a Psicologia Ayurveda comece a se desdobrar.

Pinterest Google+
PUB

“Sattva” é a qualidade da bondade, verdade, clareza e amor. Traz alegria, saúde e cura. Quando nos sentimos calmos, claros e pacíficos, Sattva é a energia dominante. A natureza é uma fonte abundante de Sattva Guna. Serviço altruísta, arte, espiritualidade, alimentos puros, ervas e água também são fontes de Sattva.

 

“Rajas” é a qualidade da paixão, distração e turbulência. Ele busca poder e estímulo. Rajas é o prazer instantâneo que rapidamente se transforma em dor e desarmonia, e é a energia predominante na sociedade atual. Rajas Guna é predominante em substâncias que causam excitação como entretenimento baseado em sexo, café, álcool e anfetaminas.

 

“Tamas” é a qualidade da escuridão, inércia e estagnação; é a letargia que segue Rajas. Quando nos sentimos estagnados, deprimidos e não conseguimos sair da rotina, Tamas é a energia dominante. Tamas Guna é predominante em comida gordurosa, fast food, entretenimento violento, carne de criação industrial e abuso / dependência de substâncias.

 

VEJA TAMBÉM: PSICOLOGIA AYURVÉDICA: OS TRÊS GUNAS ENTRELAÇADOS NOS TRÊS DOSHAS

 

Agora, vamos colocá-los em contexto. Imagine-se  a meditar perto de um riacho sob um céu azul claro com os sons dos pássaros cantando. Você tem vestido roupas orgânicas de linho de cor clara e sente-se perfeitamente à vontade. Este é um visual muito bom de Sattva Guna.

 

Agora visualize um grupo de pessoas a estacionar SUVs do outro lado. Elas estão a gritar excitados e puxam caixas atrás de caixas de cerveja e pacotes de fast food. Elas aumentam o som e com o baixo bombando, o ambiente outrora sereno é preenchido com letras pop cruas. Rajas Guna assumiu a cena.

 

Depois de várias horas, os festeiros desmaiam de ingestão excessiva de álcool e frituras gordurosas e eles deitam de bruços na relva. Quando acordam, sentem-se muito pesados ​​e movem-se lentamente. Este é o Tama.

 

Alimentando seus sentidos

Agora que você tem uma boa ideia do que são Sattva, Rajas e Tamas, aqui estão duas questões a serem consideradas:

  1. Qual Guna quer a alimentar seus sentidos?
  2. Como pode alimentar os seus sentidos com mais Sattva Guna de alta qualidade e menos Tamas e Rajas Guna de baixa qualidade para promover uma consciência mais elevada?

 

A principal fonte de Rajas e Tamas Guna hoje são os Media e o entretenimento baseados em sexo e violência. Muito parecido com junk food – cheio de sal, açúcar e ingredientes dos quais nunca ouvimos falar – obstrui a digestão física e promove a estagnação intestinal, os Media convencionais obstruem a digestão intelectual e promovem a estagnação espiritual. Uma maneira super simples de diminuir a nossa ingestão de Rajas e Tamas Guna é remover os Media e o entretenimento baseados em violência e sexo de nossas vidas.

 

Comece hoje a reduzir – até mesmo a eliminar !! – todo o entretenimento baseado em sexo e violência e substituí-lo por atividades saudáveis, como criar arte, tocar música, tomar ar fresco e fazer exercícios, reunir-se com amigos e familiares, brincar com animais de estimação , observação da lua, jardinagem, meditação, ioga e assim por diante.

 

Estes são apenas alguns exemplos de maneiras pelas quais você pode alimentar os seus sentidos de alta qualidade Sattva Guna e permanecer no caminho certo com o progresso espiritual. Só podemos ser tão bons quanto alimentamos nossos sentidos. A ciência é fácil: o que entra deve sair. Aceite o desafio.

 

Artigo anterior

Happy Awards vão felicitar empresas felizes

Próximo artigo

Vitamina D: saiba como obter esta preciosa vitamina