Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»As mulheres precisam de um sono de beleza mais longo do que os homens

As mulheres precisam de um sono de beleza mais longo do que os homens

A mudança da hora na madrugada de domingo vai tirar uma hora de sono a todos nós, mas as mulheres são mais afetadas pelas noites mal dormidas do que os homens. Assim o diz um estudo realizado nos EUA.

Pinterest Google+
PUB

Na madrugada de 26 de março, mudamos para o horário de verão. O relógio adianta uma hora, ou seja, quando for 01h00, vai passar a ser 02h00. E isto significa menos uma hora de sono para todos nós. Mas, ao que tudo indica, as mulheres são mais afetadas pelas noites mal dormidas do que os homens.

 

A privação de sono crónica pode resultar numa série de problemas de saúde, entre elas, diabetes, pressão arterial alta e doenças cardíacas. Um estudo, realizado por uma equipa de investigação da Universidade de Duke (EUA), concluiu que as mulheres podem estar mais suscetíveis a estas doenças porque ficam acordadas mais tempo.

 

Veja também: Coisas estranhas que fazemos enquanto dormimos

 

Os investigadores entrevistaram 210 homens e mulheres, com idades entre os 18 e os 65 anos, acerca da qualidade e frequência do sono. Os participantes foram, também, avaliados a outros níveis como, por exemplo, o sofrimento psicológico e o bem-estar físico.

 

Nenhum dos participantes apresentou um histórico com problemas de sono clínicos e todos se mostraram relativamente saudáveis, isto é, não fumavam e não tinham nenhuma questão preocupante de saúde durante o tempo em que o estudo foi realizado.

 

Veja também: Como adaptar o seu corpo à mudança da hora

 

Descobriu-se que quem tem problemas em adormecer e permanecer num sono profundo, ao não usufruir de horas de sono suficientes, pode gerar problemas de regulação de açúcar no sangue, maiores taxas de inflamação, níveis de stress elevado, aumento da hostilidade e um risco aumentado de depressão.

 

No entanto, esta situação foi constatada mais vezes nas mulheres, pois estas revelaram ter mais problemas com o sono. E, quanto mais problemas uma mulher reportou ter em adormecer, constatou-se que maior era o seu índice de massa corporal.

 

Veja também: Saiba quantas horas deve dormir cada grupo etário

 

Porquê? O grupo de investigadores sugere que esta disparidade de género possa estar relacionada com a testosterona que é produzida em quantidades mais elevadas em homens do que em mulheres. Esta hormona tem a capacidade de proteger as células do corpo a partir da inflamação e, como resultado, pode também proteger o cérebro e outros órgãos da provação do sono e do stress.

 

Quanto à questão do peso, os autores acreditam que o diferente equilibro hormonal das mulheres, ou seja, mais estrogénio e progesterona e menos testosterona, pode resultar na dificuldade em adormecer, o que por sua vez resulta em mais viagens até ao frigorífico. Em suma, a provação do sono pode dar mais fome às mulheres do que aos homens devido às diferenças hormonais de ambos os sexos.

Artigo anterior

Tratamentos caseiros para a acne

Próximo artigo

Sumos de beterraba são benéficos para a saúde na terceira idade