As cores dos alimentos têm uma explicação
Já olhou bem para as cores dos alimentos que ingere? Todos os frutos e vegetais têm nutrientes e químicos naturais que ajudam a proteger contra vários problemas de saúde, entre os quais os cardiovasculares, o cancro e os que estão relacionados com o envelhecimento. A nutricionista americana Janet Brancato, do Valley Hospital, explica o significado das cores dos alimentos e para que são benéficos. Mas, já sabe, quanto mais visualmente rico for o seu prato, mais nutrientes tem e melhor faz à saúde…
Vermelho
Esta cor indica a presença de licopeno, um fitonutriente que ajuda a prevenir o cancro e a preservar o coração. Este pode ser encontrado nos tomates, melancia, cerejas, romãs, beterraba, cebeola roxa, batata vermelha, nos morangos e nos pimentos vermelhos. Cozinhar realmente concentra o licopeno, assim o molho de tomate é rico neste nutriente.
Cor de laranja
Esta cor está presente nas laranjas, nas cenouras, na abóbora, nos pêssegos, na papaia, no melão, nos damascos ou nas mangas. A presença da cor laranja nestes alimentos indica a presença de betacaroteno, um antioxidante que é conhecido por ajudar a prevenir o cancro e doenças cardíacas, ajudar o sistema imunitário e a proteger a visão.
VEJA TAMBÉM: BOA ALIMENTAÇÃO PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNITÁRIO
Amarelo
Limão, bananas, uvas ou milho são alguns dos alimentos que contém esta cor e também apresentam um grande nível de betacaroteno, o que faz muito bem à saúde ocular e ajuda a prevenir o aparecimento de cancro.
Verde
Esta cor pode ser encontrada nos brócolos, nos espargos, no feijão verde, nas couves ou no quivi. Estes alimentos apresentam químicos como o sulforafano, a isocianina e os indóis. Estes químicos ajudam a prevenir o cancro pois funcionam como um inibidor de possíveis substâncias cancerígenas.
Azul ou púrpura
Mirtilos, amoras, beringela, couve roxa, ameixas ou as passas são alguns dos alimentos que contêm estas cores. A cor azul e púrpura contém um conjunto de antioxidantes que beneficiam na proteção da memória, ajuda a combater problemas no trato urinário e a prevenir o risco de aparecimento de cancro.
Branco ou castanho
A família da cebola contém alicina, que possui propriedades antitumorais. Outros alimentos neste grupo contêm flavonóides antioxidantes como quercetina e kaempferol. Essas escolhas alimentares também promovem a saúde do coração e reduzem os riscos de cancro. Outros alimentos são as peras, tâmaras, pêssegos brancos, couve-flor, cogumelos, nabos e batatas.