Home»FOTOS»As cores dos alimentos têm uma explicação: conheça os seus benefícios

As cores dos alimentos têm uma explicação: conheça os seus benefícios

Já olhou bem para as cores dos alimentos que ingere? Todos os frutos e vegetais têm nutrientes e químicos naturais que ajudam a proteger contra vários problemas de saúde, entre os quais os cardiovasculares, o cancro e os que estão relacionados com o envelhecimento. A nutricionista americana Janet Brancato, do Valley Hospital, explica o significado das cores dos alimentos e para que são benéficos. Mas, já sabe, quanto mais visualmente rico for o seu prato, mais nutrientes tem e melhor faz à saúde…

Pinterest Google+

Vermelho

Esta cor indica a presença de licopeno, um fitonutriente que ajuda a prevenir o cancro e a preservar o coração. Este pode ser encontrado nos tomates, melancia, cerejas, romãs, beterraba, cebeola roxa, batata vermelha, nos morangos e nos pimentos vermelhos. Cozinhar realmente concentra o licopeno, assim o molho de tomate é rico neste nutriente.

 

Cor de laranja

Esta cor está presente nas laranjas, nas cenouras, na abóbora, nos pêssegos, na papaia, no melão, nos damascos ou nas mangas. A presença da cor laranja nestes alimentos indica a presença de betacaroteno, um antioxidante que é conhecido por ajudar a prevenir o cancro e doenças cardíacas, ajudar o sistema imunitário e a proteger a visão.

 

VEJA TAMBÉM: BOA ALIMENTAÇÃO PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNITÁRIO

 

Amarelo

Limão, bananas, uvas ou milho são alguns dos alimentos que contém esta cor e também apresentam um grande nível de betacaroteno, o que faz muito bem à saúde ocular e ajuda a prevenir o aparecimento de cancro.

 

Verde

Esta cor pode ser encontrada nos brócolos, nos espargos, no feijão verde, nas couves ou no quivi. Estes alimentos apresentam químicos como o sulforafano, a isocianina e os indóis. Estes químicos ajudam a prevenir o cancro pois funcionam como um inibidor de possíveis substâncias cancerígenas.

 

VEJA TAMBÉM: SABE COMO COMBINAR OS ALIMENTOS? HÁ TODA UMA QUÍMICA POR TRÁS

 

Azul ou púrpura

Mirtilos, amoras, beringela, couve roxa, ameixas ou as passas são alguns dos alimentos que contêm estas cores. A cor azul e púrpura contém um conjunto de antioxidantes que beneficiam na proteção da memória, ajuda a combater problemas no trato urinário e a prevenir o risco de aparecimento de cancro.

 

Branco ou castanho

A família da cebola contém alicina, que possui propriedades antitumorais. Outros alimentos neste grupo contêm flavonóides antioxidantes como quercetina e kaempferol. Essas escolhas alimentares também promovem a saúde do coração e reduzem os riscos de cancro. Outros alimentos são as peras, tâmaras, pêssegos brancos, couve-flor, cogumelos, nabos e batatas.

 

Artigo anterior

Estudo identifica razão por que as pessoas engordam à medida que envelhecem

Próximo artigo

Já há um palácio de um Marajá para alugar no Airbnb