Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»As cores de Yucatán: joias a descobrir na península mexicana

As cores de Yucatán: joias a descobrir na península mexicana

Os sonhos de exploração tornam-se realidade num lugar cheio de joias escondidas e uma imensa diversidade natural e cultural.

Pinterest Google+
PUB

Para além do já caraterístico mar azul-turquesa que rodeia a península mexicana de Yucatán, conhecida mundialmente por praias como Cancún e Playa del Carmen, toda a restante península que é composta por três estados é uma aventura pronta a ser vivida.

 

Como poucos lugares no mundo, a costa de Yucatán oferece lugares onde o silêncio é apenas roçado pelo grasnar dos animais, o murmúrio do vento e a sua passagem pela água quente.

 

Há lagoas espetaculares, como a de Celestún, onde se avistam bandos inteiros de flamingos durante todo o ano; ou a lagoa cor-de-rosa, situada na área protegida de Las Coloradas, onde a intensa coloração se transforma num espelho de cor “algodão doce”, perfeito para os amantes da fotografia.

 

VEJA TAMBÉM: OS TESOUROS ESCONDIDOS NAS ÁGUAS DE MALTA

 

Nas proximidades, encontra-se a reserva ecológica protegida conhecida como Rio Lagartos, aninhada na floresta tropical virgem, onde vivem muitas espécies endémicas, especialmente tartarugas e aves. Há também a aldeia de El Cuyo, onde os visitantes podem ver aves nidificantes de diferentes espécies num ambiente típico e tranquilo.

 

Um pouco mais a leste, a poucos quilómetros da capital Mérida, fica Sisal, apelidada de “Pueblo Mágico” pela sua oferta local de atrações, incluindo uma marina, um farol e avenidas coloridas repletas de restaurantes locais que servem o melhor marisco da região.

 

Muitas outras praias esperam-no ao longo desta costa, como Puerto Progreso, a praia mais próxima de Mérida, que pelo terceiro ano consecutivo recebeu a certificação internacional “Bandeira Azul”, que se traduz no reconhecimento da qualidade da água, informação e educação ambiental, segurança e serviços, e gestão ambiental.

 

As experiências para os viajantes mais aventureiros estão na costa do estado de Yucatán, com mergulhos em rios subterrâneos, mergulho no recife de Sisal, bem como nadar e mergulhar em qualquer um dos mais de 3 mil cenotes distribuídos por todo o estado, mais de 100 dos quais têm infraestruturas e serviços adequados para a receção de visitantes.

A melhor notícia é que não é preciso ir muito longe: todos estes locais estão situados a apenas uma ou duas horas de distância de cidades coloniais como Valladolid, onde o passado maia vibra em cores vivas através das suas gentes, dos seus têxteis e da sua cozinha iucateca única, ou a Mérida, capital da península.

 

O Yucatán é um lugar rico em diversidade de atrações naturais, culturais e patrimoniais, mais de 3 mil cenotes (rios subterrâneos) e 378 km de belas praias de areia branca e águas esmeralda e turquesa.

 

A região possui uma fauna ampla e variada. É o lar do flamingo rosa no México. Possui zonas arqueológicas de relevância mundial como Chichen Itza e Uxmal, um mosaico cultural onde se destaca a cultura viva dos Maias. Apresenta ainda uma vasta e requintada gastronomia 8como os tamales na foto acima), cidades coloniais, vilas mágicas e muito mais.

 

 

Artigo anterior

Como usar a tecnologia para voltar à boa forma

Próximo artigo

Os nutrientes essenciais para a beleza e a saúde da pele