Home»VIDA»CARREIRA»As 20 perguntas a fazer antes de procurar um novo emprego

As 20 perguntas a fazer antes de procurar um novo emprego

Raramente pensamos no que nos deveríamos perguntar antes de iniciarmos a procura ativa de emprego. Mas termos noção do que queremos, do que temos para oferecer e do que esperamos é a base para permitir a seleção de um trabalho adequado ao nosso perfil e que não defraude nem as nossas, nem as expectativas do empregador.

Pinterest Google+
PUB

 

Como é que um novo trabalho afetará a minha família?

Tem pessoas sob os seus cuidados? Tem um parceiro? Tem filhos? Há três questões que deve considerar antes de procurar um emprego. A sua vida e a deles será sempre afetada, seja por novos ritmos, novos horários, compromissos decorrentes, viagens …

 

Que modelo de empresa mais me atrai?

Visualize como se sente mais confortável, a trabalhar para uma PME ou uma multinacional? Deve pensar se procura um lugar dinâmico ou se o trabalho sob pressão não é o que procura.

 

Qual o ambiente de trabalho ideal para mim?

Esta questão antes de procurar um emprego é focada diretamente no nível de sociabilidade. Gosta de trabalhar em equipa ou com várias equipas multidisciplinares ou prefere trabalhar de forma mais isolada e autónoma? Esta resposta dar-lhe-á o perfil e empresa que deverá procurar.

 

VEJA TAMBÉM: PONTOS A NÃO ESQUECER NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO

 

Que trabalho corresponde ao meu plano de carreira?

Deverá pensar um pouco no tipo de carreira que gostaria de fazer e verificar que tipo de empresa poderá ajudá-lo a alcançar melhor esse fim.

 

Como vai a empresa avaliar o meu desempenho?

Perguntar diretamente é a forma ideal e mais fiável sobre o que esperam de si. Não tenha vergonha de fazer algumas perguntas durante uma entrevista de emprego. Certifique-se de esclarecer como vão medir o seu sucesso, quais são os objetivos que deverá alcançar.

 

Onde gostaria de estar a médio e longo prazo?

Esta abordagem é essencial para direcionar a sua carreira profissional ao longo das linhas certas. Deve traçar uma estratégia profissional para que os seus passos o levem aos objetivos que definiu a médio e longo prazo. Se o tiver muito claro, saberá se um emprego ou uma determinada empresa interessa ou se deve continuar a procurar.

 

Estou alinhado com a cultura da empresa?

Se for por exemplo uma pessoa com um perfil ético marcado, pode estar à procura de uma empresa com certo tipo de cultura corporativa. Poderia buscar apoio para certas causas: meio ambiente, direitos sociais …pergunte e pesquise no website da empresa.

 

VEJA TAMBÉM: AS SOFT SKILLS MAIS PROCURADAS PELAS EMPRESAS

 

Que tática devo usar durante o processo de procura ativa?

Os métodos tradicionais continuam a ser eficazes, como anúncios verbais ou de imprensa. Mas, hoje não pode esquecer que vive na era digital. Use a internet e tudo o que lhe oferece: plataformas de trabalho, portais de emprego, redes sociais, websites de empresas de recursos humanos e recrutamento… Essas opções podem orientá-lo sobre os perfis que as empresas estão à procura.

 

Atualizei o meu currículo e os meus perfis em redes sociais?

É essencial que desenhe uma rotina para manter o seu currículo atual. Adicione cada nova experiência profissional e, também, todas as formações e softskills adquiridas. Da mesma forma, deve fazê-lo nas redes sociais.

 

Quem me pode ajudar encontrar um emprego?

Não se esqueça que, além dos seus amigos, família e recomendações que daí advém, as agências de recrutamento são bons canais para encontrar a posição que melhor se adequa aos seus desejos e às suas capacidades, usando da experiência das mesmas e dos seus recrutadores. Contacte e marque reuniões para dar-se a conhecer. Procure conselhos e recomendações. Confie nos profissionais.

 

Fonte: Adecco

Artigo anterior

Dating Walk: solteiros juntam-se em passeio pedestre

Próximo artigo

Salinas de Olhão e Faro vão ter ilhas artificiais para aves fazerem ninhos