Home»FOTOS»Artistas do século XX pintam França do século XXI

Artistas do século XX pintam França do século XXI

Em 1900, um grupo de artistas franceses produziu uma série de imagens futuristas, imaginando o país dali a um século, no ano 2000. O que imaginaram é surpreendente.

Pinterest Google+
PUB

Ao longo da vida, é normal haver momentos em que nos questionamos como será o mundo no futuro. No século passado, um grupo de artistas franceses liderado por Jean-Marc Côté pôs as suas ideias em papel. “França no Ano 2000” é um conjunto de 87 pinturas futuristas que representam a realidade imaginada por estes criativos à entrada do terceiro milénio.

 

As obras dos vários artistas franceses foram oficialmente apresentadas pela primeira vez na Exibição Mundial em Paris, em 1900. Por esta altura, as imagens foram também impressas na forma de cartões de papel, distribuídos com caixas de cigarros e charutos. Mais tarde, as obras ganharam a forma de postais e deram a volta ao mundo. A série foi impressa por quatro vezes entre 1900 e 1910.

 

O fascínio da coleção “França no Ano 2000” prende-se com o facto de conhecermos até que ponto a industrialização da época influenciou a imagem do futuro destes artistas. Muitas das ideias patentes nas imagens estão relacionadas com engenhos mecanizados e voadores.

 

No entanto, muitas das visões do futuro destes artistas não estão distantes da realidade, como a ideia de gigantes máquinas usadas na agricultura, helicópteros e até uma máquina que faz lembrar um aspirador robot. Outros passos dados pela humanidade, como a exploração do espaço e a chegada à lua estavam muito longe dos pensamentos de finais dos an0S 1900.

 

É curioso ainda notar que estes artistas imaginavam que o forte laço que unia a civilização e o mar até então poderia desenvolver-de de formas estranhas e mágicas, com imagens de pessoas a interagir com elementos da vida marinha como cavalos marinhos gigantes.

Artigo anterior

Leonor Poeiras lança o seu primeiro livro

Próximo artigo

Chitas do Jardim Zoológico com cinco novos bebés