Arrancar um cabelo branco faz nascer mais sete?
Um mito muito difundido que leva muitas pessoas a não arriscar arrancar um cabelo branco, não vá esta crença ter algum fundamento. É o seu caso?

Antes de mais, vamos explicar porque é que o cabelo fica branco à medida que a idade avança. Tal deve-se à redução de melanina no cabelo que naturalmente acontece com o avançar da idade, levando à perca de cor e esbranquiçar do cabelo.
Por motivos genético, a uns acontece mais cedo e a outros mais tarde, mas à maioria acontece a partir do 30 a 40 anos.
VEJA TAMBÉM: CABELOS BRANCOS SÃO SINÓNIMO DE CHARME?
Ao longo dos anos, os cientistas tentaram descobrir a razão por que isto acontece, sendo a explicação mais comumente aceite a de que o cabelo perde o seu pigmento devido à acumulação de peróxido de hidrogénio no folículo piloso. Este aumento do peróxido de hidrogénio ao nível do folículo piloso interfere com a formação de melanina.
Assim, como cada folículo piloso é responsável pela formação de um novo cabelo não faz sentido que o arrancamento de determinado cabelo interfira com a pigmentação dos outros cabelos, pois cada um tem a sua própria raiz, informam os hospitais e clínicas Lusíadas.
Arrancar cabelos pode mesmo danificar definitivamente a estrutura do folículo e levar à sua perda irremediável, pelo que esta prática é definitivamente desaconselhada.