Home»FOTOS»Aqui smartphone não entra!

Aqui smartphone não entra!

Quer fazer um digital detox? Passar uns dias sem estar sempre a olhar para o seu smartphone, redes socias, emails? Agora já pode. A Offline House abriu recentemente em Aljezur e promete ‘devolver’ o contacto humano entre as pessoas.

Pinterest Google+
PUB

Abriram há menos de um mês, mas já receberam feedback de visitantes muito orgulhosos por terem conseguido ficar afastados dos telemóveis, ou que o utilizaram apenas uma vez por um motivo forte. «Eles ficam claramente felizes por terem conseguido alcançar o objetivo a que se propuseram quando fizeram o check-in.  E, para nós, é extremamente compensador poder observar que a perceção do nosso visitante é a de que efetivamente passaram uns dias relaxados, sem stress, ocupados com atividades que lhes deram prazer, e que tiveram imenso tempo para fazer coisas que queriam fazer antes, mas para as quais não tinham tempo. Já aconteceu também que um hóspede tivesse que dar uns passos atrás da porta de saída, por se ter esquecido do telemóvel quando ia embora, o que é engraçado», conta.

 

Rita Gomes é psicóloga e confirma que os smartphones nos deixam stressados, na expetativa de receber uma notificação, um comentário ou um like numa fotografia que partilhámos há dois minutos, por exemplo. «Obviamente que estes fatores são apenas alguns dos que provocam stress e ansiedade à população em geral, mas estando identificados é ótimo que possamos apresentar uma solução que contribua para uma diminuição dos mesmos». E acrescenta: «Existe também o fator ‘zona de conforto’ neste conceito: o telemóvel tornou-se, para todos nós, uma rede de segurança sempre que estamos numa situação de silêncio, de desconforto, ou de aborrecimento. Naturalmente, agarramo-lo e olhamos para o ecrã em todas estas situações. O que queremos promover é precisamente este desafio de enfrentar um silêncio, um estranho, e conectarmos connosco próprios e com o que está à nossa volta. Se não tivermos o nosso telemóvel connosco, este processo é facilitado».

 

Veja a galeria: 7 hotéis imperdíveis para fãs de chocolate

 

O projeto está lançado e a equipa acredita que o conceito de digital detox está apenas no início e que, aos poucos, será cada vez mais procurado. E mais ideias não faltam: «Queremos promover eventos com o conceito offline, experiências gastronómicas, festas, encontros, no fundo, todos os eventos que fazem parte da nossa vida hoje em dia e sem ter um telemóvel na mão.  Não defendemos a não utilização das ferramentas de internet, nem ignoramos as vantagens e benefícios que nos traz, de todo. O que queremos é alertar para a utilização excessiva e divulgar a moderação da mesma e os seus benefícios», conclui Rita Gomes.

 

 

 

Artigo anterior

Ter padrões demasiado altos pode ser mau para o casamento

Próximo artigo

Como aproveitar bem os alimentos