Home»GLAMOUR»BELEZA»Aprenda a decifrar as embalagens dos seus cosméticos

Aprenda a decifrar as embalagens dos seus cosméticos

Analisar os símbolos cosméticos pode ser um verdadeiro desafio. Veja este pequeno guia para conhecer o significado dos principais símbolos cosméticos.

Pinterest Google+
PUB

Seguramente, já reparou nos inúmeros símbolos presentes nas embalagens dos seus produtos cosméticos. É até possível que já tenha perguntado o que significam alguns deles e não tenha conseguido encontrar uma resposta concreta.

 

A verdade é que lemos frequentemente os rótulos dos alimentos que comemos ou até da roupa que usamos, por forma a analisar a qualidade do produto ou mesmo para entender as indicações de uso e/ou consumo.

 

No entanto, analisar os símbolos cosméticos pode ser um verdadeiro desafio.  Com este artigo, pretendo criar um pequeno guia para que conheça o significado dos principais símbolos cosméticos.

simbolos cosméticos

SÍMBOLO PAO

O PAO (“Period After Opening”) de um produto cosmético indica o tempo de vida útil após a sua abertura. O símbolo é representado por uma embalagem aberta com um número no seu interior que representa o número de meses do PAO. Para que não se perca no tempo útil do produto, pode marcar o seu cosmético com a data em que o abriu ou calcular a data em que o deve descartar.

 

CONTEÚDO NETO

Este símbolo significa que o produto cosmético foi embalado de acordo com um sistema de controlo estatístico e representa a quantidade neta do produto excluindo a embalagem. Normalmente é expresso em gramas (g) ou mililitros (mL).

 

PRAZO DE VALIDADE

Este símbolo, em forma de ampulheta, indica o prazo de validade do cosmético, aberto ou fechado. Normalmente, só é indicado em produtos cosméticos cujo prazo de validade é inferior a 30 meses.

 

AEROSSÓIS

Indica que o produto é um aerossol e que cumpre com as exigências de uso e segurança, impostas a este tipo de produto.

 

VEJA TAMBÉM: QUATRO MOTIVOS PARA CONFIAR NOS COSMÉTICOS QUE COMPRA

 

INSTRUÇÕES DE USO

Normalmente, o modo de uso de um produto cosmético encontra-se impresso diretamente na embalagem. No entanto, este símbolo indica a existência de um folheto informativo no interior da embalagem. Pode ser usado, quando na embalagem do produto não existe espaço suficiente para colocar toda a informação obrigatória.

 

VEGAN

Indica que nenhum dos ingredientes da formulação é de origem animal ou derivados, como leite, mel, etc. É importante referir que um produto vegan não é necessariamente natural, já que os seus ingredientes podem ser de origem sintética.

 

COSMÉTICA BIOLÓGICA

Existem muitas entidades que certificam um produto cosmético biológico, pelo que o aspeto do símbolo pode variar de acordo com a entidade. Num produto cosmético biológico, pelo menos 95% dos ingredientes de origem vegetal são biológicos. De referir que o facto de um produto ser natural não significa necessariamente que seja biológico.

 

PROTEÇÃO SOLAR

Este símbolo, com as siglas UVA/UVB, indica que o produto cosmético contém fator de proteção contra os raios ultravioletas. Pode ser encontrado em cremes hidratantes ou maquilhagem, por exemplo.

 

Em breve, farei a segunda parte deste artigo, com mais símbolos e informação importante acerca dos produtos cosméticos.

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Dez alternativas saudáveis e deliciosas à irresistível pasta

Próximo artigo

Cinco formas saudáveis de consumir leguminosas