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Aplicações de fitness e aulas online

Hoje em dia, há imensas aplicações com programas de fitness e também muitas aulas online ao dispor de todos. Também existem vários livros à venda, com programas pré-concebidos, eu própria já escrevi dois: “Perder a barriga sem fazer abdominais” e “Pernas perfeitas”.

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Estes programas destinam-se a pessoas que não têm disponibilidade, seja de tempo ou financeira, para ter acompanhamento personalizado ou para frequentar um espaço devidamente equipado (ginásio ou estúdio) e com profissionais que possam prescrever treino com base nas características individuais do praticante, sejam ortopédicas ou cardiometabólicas, e nos seus objetivos, tal como nível de aptidão motora.

 

Será que são os programas ideais? Ao abrir uma aula online, muitas vezes o praticante depara-se com um nível de exigência bastante acima do seu. Beneficiaria em realizar uma progressão, portanto. E muitos exercícios propostos podem agravar condições ortopédicas ou provocar aumento excessivo de variáveis cronotrópicas como Frequência Cardíaca e Pressão Arterial.

 

Nestes programas também não se comtempla o estado nutricional do praticante, e pode não incluir qualquer aconselhamento desta natureza, o que é fundamental para objetivos de composição corporal, como a redução de massa gorda. Ou seja, a promessa de perder a barriga, por exemplo, só é cumprida quando existe um plano alimentar combinado com o programa de exercício.

 

Atualmente já é possível obter programas nutricionais combinados com programas de exercício, e também existem vários níveis de aulas, tanto em aplicações como através de aulas avulsas online. Estas combinações são preferíveis. Contudo, ainda assim, não são personalizados.

 

Mesmo tendo escrito livros com programas pré-concebidos, e com todos os cuidados que me foi possível incluir em ambas as publicações, o facto é que os programas ideais são mesmo os personalizados. Pensar no investimento em programas personalizados é investir num futuro mais saudável e na certeza de que terá resultados, caso cumpra com as recomendações.

 

Ainda assim, muitas vezes o valor do acompanhamento personalizado permanente é um obstáculo para muitas pessoas. Uma das formas que uso para rodear este obstáculo real é o acompanhamento misto – presencial e à distância – e que consiste em:

  • Realizar uma sessão presencial em que é feita uma avaliação da composição corporal que inclui antropometria – medidas corporais com balança de bio-impedância, fita métrica e adipómetro (instrumento que mede as pregas adiposas subcutâneas)
  • Realizar questionário de hábitos de vida, incluindo sono, alimentação, atividade física, etc
  • Prosseguir para avaliação postural e da qualidade do movimento e equilíbrio muscular
  • Prescrever o programa de exercício com base nas características individuais, tal como objetivos do praticante.
  • Enviar o programa a realizar em casa ou no ginásio
  • Progredir de 4 em 4 semanas, ou no máximo de 8 em 8 semanas, em nova sessão presencial

 

Por isso, antes de avançar para um programa indiferenciado, pense que existem opções alternativas ao treino personalizado contínuo e também aos treinos online! Procure um profissional que considere um acompanhamento de nível intermédio, ou faça finalmente “aquele” investimento em saúde, para que no futuro não tenha que gastar ainda mais dinheiro a tratar doenças já instaladas.

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