Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Aplicação traduz o choro do seu bebé

Aplicação traduz o choro do seu bebé

Se é daqueles pais que fica muito aflito quando o seu bebé chora, agora já existe uma aplicação para ajudar a decifrar a comunicação do seu bebé.

Pinterest Google+

Foi desenvolvida no Hospital Yunlin, da Universidade Nacional de Taiwan, uma aplicação designada ‘Tradutor de Choros Infantis’, que tem a capacidade de diferenciar entre quatro sons de choros separados. A aplicação grava os sons e compara-os com uma vasta base de dados.

 

Com mais de dois anos de pesquisa, os investigadores coletaram cerca de duzentos mil sons de choro de cerca de cem recém-nascidos e colocaram-nos numa base de dados online. A análise da frequência de gritos individuais para se poder distinguir as diferenças acústicas tão subtis foi liderada por Chang Chuan-yu e Chen Si-da.

 

A aplicação mostra a análise do choro do bebé no telemóvel do utilizador em apenas 15 segundos. Os investigadores dizem que a aplicação tem uma precisão de 92% para crianças com menos de duas semanas de idade, ajudando a informar os pais quando a criança está com fome, sonolenta, com dor ou quando tem uma fralda suja. A análise torna-se menos precisa à medida que o bebé cresce.

 

«Até agora, de acordo com o feedback que temos recebido dos utilizadores, a precisão da aplicação é de 92%, em bebés até duas semanas de idade. Para bebés com menos de um ou dois meses, a precisão fica num patamar de 84% ou 85%. Até mesmo com bebés de 4 meses, a precisão é de 77%».

 

Veja a galeria: Um guia para os futuros papás

 

Os criadores da aplicação dizem que não há grandes motivos para usar esta ferramenta após os seis meses de idade do bebé, porque as crianças nesta altura já são mais afetadas pelo ambiente que as rodeia. No entanto, acreditam que esta será uma ferramenta útil, especialmente para os pais com o primeiro filho.

Artigo anterior

Kanye West eleito o mais ‘estiloso’ de 2015

Próximo artigo

Os ‘Destinos em alta’ de 2015 têm duas cidades portuguesas