Aplicação móvel põe em contacto veterinários e tutores de animais
Chama-se Petappoint, é portuguesa e quer mudar a forma como os portugueses cuidam dos seus animais de estimação. É lançada hoje.

A 3 de setembro é lançada a Petappoint, uma app 100% portuguesa que vai permitir a tutores de animais esclarecer dúvidas e questões com médicos-veterinários, sem quaisquer custos associados, através do telemóvel.
Dois médicos veterinários portugueses, João Bordelo e Catarina Coelho, com experiência a nível nacional e internacional, aperceberam-se que a maior parte dos tutores de animais recorrem primeiro à internet quando surgem dúvidas sobre o bem-estar dos seus cães, gatos, pássaros e outros animais.
VEJA TAMBÉM: CÃES GULOSOS: A COMIDA DE HUMANOS QUE ELES PODEM OU NÃO COMER
Os médicoss veterinários constataram também que muitas vezes os tutores adiam a visita ao médico-veterinário, colocando em causa o bem-estar do animal. Isso motivou-os a fazer algo que promovesse a melhoria da qualidade de vida dos animais e que evitasse situações pelas quais nenhum tutor deseja passar.
A aplicação, que já conta com várias clínicas parceiras e profissionais de várias zonas do país, contará com uma funcionalidade através da qual o médico-veterinário poderá pedir fotos, vídeos ou mais informações sobre o animal para que possa dar as recomendações necessárias ao tutor. A lei não permite realizar diagnósticos ou fazer prescrições a partir da aplicação móvel, mas, através da geolocalização, o médico-veterinário indicará clínicas veterinárias na zona do utilizador sempre que considerar necessário.
VEJA TAMBÉM: COMPREENDA A LINGUAGEM DO SEU GATO
Em Portugal, segundo a GFK Portugal, uma empresa que realiza estudos de mercado, mais de metade dos lares têm um animal de companhia, e a maior parte dos tutores afirma ver os animais de estimação como um membro da família. Tendo em conta esta forte presença de animais nas casas portuguesas, a Petappoint quer ser uma app para ajudar tanto os tutores, como os seus fiéis companheiros.
Com lançamento previsto para 3 de setembro, numa primeira fase, a app estará disponível para os utilizadores de iOS.