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Apenas uma sessão de meditação consegue reduzir problemas de ansiedade

Os benefícios desta prática de recolhimento são notórios logo na primeira hora e verificam-se mesmo uma semana após a sessão, revela um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia do Michigan. As pessoas com problemas de ansiedade ficam bem mais relaxados e apresentam melhorias ao nível fisiológico.

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Os programas de meditação mindfulness, que se centram na respiração e na perceção dos pensamentos, são cada vez mais conhecidos e trazem vários benefícios para a mente e para a saúde. De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Tecnologia do Michigan, EUA, as pessoas com problemas de ansiedade – uma das doenças mentais mais comuns na sociedade ocidental – reduzem os níveis de stress após uma única sessão.

 

«Os nossos resultados mostram uma clara redução na ansiedade na primeira hora após a sessão de meditação, e os nossos resultados preliminares sugerem que a ansiedade foi significativamente menor uma semana após a sessão de meditação», disse John J. Durocher, professor da Universidade de Tecnologia do Michigan e um dos pesquisadores presentes nesta investigação. «Os participantes também reduziram o stress mecânico nas suas artérias uma hora após a sessão. Isso poderia ajudar a reduzir o stress em órgãos como o cérebro e os rins e ajudar a prevenir condições como a pressão alta», concluiu o investigador.

 

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Neste estudo participaram 14 pacientes que apresentavam uma pressão arterial normal, mas altos níveis de ansiedade. A estes foi medido a frequência cardíaca, pressão arterial, pressão arterial aórtica e rigidez arterial. Estes valores foram medidos antes e depois.

 

Os resultados apresentados demonstraram que mesmo uma única intervenção pode produzir melhorias ​​em pessoas com ansiedade. Isto porque a maioria dos participantes neste estudo relatou que continuaram a utilizar as técnicas aprendidas nesta sessão e que os seus problemas de ansiedade foram reduzidos ainda mais uma semana depois.

 

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Problemas de ansiedade podem levar a problemas cardíacos. Isto porque estudos anteriores indicaram que a rigidez arterial (um dos sintomas das doenças cardiovascular) pode acontecer devido a eventos traumáticos, tensão no trabalho ou depressão. A ansiedade também pode levar a picos de pressão alta e a danos em vários órgãos a longo prazo. A meditação mindfulness pode, segundo Durocher, reformular as terapias contra a ansiedade e ajudar na prevenção de problemas cardiovasculares.

 

Muito se tem falado de meditação nos últimos tempos, sobretudo por ter sido uma das ferramentas de sobrevivência utilizadas pelos jovens e treinador que ficaram presos numa gruta na Tailândia. A meditação realmente tem vários benefícios, tanto mentais como físicos. Conheça-os na galeria acima, segundo a Sociedade de Meditação Portuguesa.

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