Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Comportamento: ano novo, metas novas

Comportamento: ano novo, metas novas

Todos nós, num momento das nossas vidas, já nos sentimos ‘presos’, sem metas ou sem motivação para lutar pela vida que sempre sonhámos ter. Estes são dez passos criados por Ben Michaelis, autor do livro ‘Your Next Big Thing’, que lhe ensinam a libertar-se e a alcançar os seus objetivos, uma vez que os defina.

Pinterest Google+

Passo 1 – Conheça-se. Faça um balanço da fase em que se encontra na sua vida e pense como chegou até aqui. Comece por escrever os vários papéis que desempenha na sua vida (mãe, contabilista, etc), os seus valores (independência, amor, segurança) e aquilo que lhe dá alegria. É preciso saber quem é antes de saber para onde ir.

 

Passo 2 – Imagine-se. Imagine um novo horizonte na sua mente. Anote como quer que a sua vida seja dentro de seis meses e dentro de um ano.

 

Passo 3 – Descubra o seu propósito. Leve os seus valores fundamentais do passo nº1 e use-os para desenvolver uma declaração pessoal. Escreva essa declaração e consulte-a frequentemente para orientar as suas ações.

 

VEJA TAMBÉM: SER FELIZ: REFORCE ESTES PEQUENOS HÁBITOS NO INVERNO

 

Passo 4 – Encare o seu interior crítico. Quando imagina uma vida nova para si, há uma voz dentro de si que tenta impedi-la. Lembre-se que esta é uma voz do seu passado, não do seu presente ou futuro. Aceite que essa voz faz parte de si, mas você é muito mais.

 

Passo 5 – Tome medidas. Dê a si própria tarefas específicas e controláveis todos os dias para levá-la ainda mais longe naquela que é a sua jornada. Vá riscando as tarefas da lista para perceber que é capaz de fazer aquilo a que se propõe, de que é capaz de mudar.

 

Passo 6 – Abrace o seu processo. Visualize o seu caminho como um processo. Não tenha medo ou evite obstáculos. Superar cada um deles de forma criativa é realmente essencial para a sua viagem.

 

Passo 7 – Combata a procrastinação e perfeccionismo. Defina um calendário para as suas ações e compartilhe isso com as pessoas mais próximas de si. Quando as suas ações não saem exatamente como esperava, não desespere. Reconheça que na natureza nada é perfeito. Perfeccionismo é uma doença que vem da sua educação. Puxa-a para trás em vez de empurrar para a frente.

 

VEJA TAMBÉM: NOVO ANO: COMBATA O NEGATIVISMO DOS OUTROS

 

Passo 8 – Solte o seu herói interior. Passe algum tempo a pensar sobre o que é diferente e especial em si. Não se trata de ser arrogante, trata-se de ser confiante. A confiança é a chave para coloca-la de volta no centro da sua própria vida e seguir em frente.

 

Passo 9 – Viva o agora. Evite gastar tempo ancorada ao passado ou a girar em torno de um futuro incerto e desconhecido. Aterre o seu pensamento, sentimentos e ações no presente. É onde precisa de estar, a fim de tomar medidas sobre a sua vida.

 

Passo 10 – Partilhe-se. Para começar a tomar medidas para a sua nova vida, ligará naturalmente o seu processo ao de outras pessoas. Pense em formas de partilhá-lo com aqueles que a rodeiam. Ao passar por estas etapas, a sua visão sobre si mesma irá mudar. Verá um caminho para um novo futuro e tomará medidas decisivas para tornar essa visão uma realidade. Estes passos são a chave para lhe dar motivação para percorrer todos os passos com um propósito: Estar cada vez mais perto do grande objetivo.

 

Artigo anterior

Sete alimentos que previnem o aparecimento de constipações

Próximo artigo

Novo ano: Combata o negativismo dos outros