Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Animais de estimação fomentam autoestima infantil

Animais de estimação fomentam autoestima infantil

Esta pesquisa apoia o argumento de que animais domésticos podem contribuir para o desenvolvimento infantil saudável.

Pinterest Google+

Um novo estudo realizado pela Universidade de Liverpool, Inglaterra, concluiu que os animais promovem habilidades sociais e fomentam a autoestima das crianças.

 

Crescer com um animal de estimação pode proporcionar benefícios sociais, emocionais e educacionais a crianças e adolescentes. Os jovens que têm animais de estimação tendem a desenvolver uma maior autoestima, são menos solitários e melhoram suas habilidades sociais, segundo os estudo.

 

Veja também: O significado de sonhar com animais

 

A equipa de investigação realizou uma análise exaustiva e uma avaliação da qualidade dos estudos que procuram os efeitos de ter um animal de estimação sobre o desenvolvimento emocional, educacional ou comportamental de crianças e adolescentes. De acordo com os resultados, o impacto positivo de um animal de estimação na autoestima é maior em crianças com menos de 6 anos e pré adolescentes e adolescentes com 10 ou mais anos.

 

«Geralmente, os cães e gatos são considerados os melhores fornecedores de apoio social, talvez devido ao seus altos níveis de interação e reciprocidade», afirma Rebecca Purewal, principal autora do estudo. «Em ambas as culturas ocidentais e não-ocidentais, os animais de estimação fornecem algum apoio psicológico, ajudam os mais jovens a sentirem-se bem consigo mesmos e a terem uma autoimagem positiva».

Artigo anterior

Passatempo Terra Nostra

Próximo artigo

António Guterres: «Os direitos das mulheres e das raparigas estão a ser reduzidos»