Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Analisar pessoas é mais eficaz do que seguir a intuição

Analisar pessoas é mais eficaz do que seguir a intuição

Foram vários os estudos que, até à data, e ainda que com diferentes métodos, concluíram a eficácia do pensamento analítico sobre a intuição.

Pinterest Google+

Um estudo, publicado no ‘Journal of Personality and Social Psychology’,  indica que ‘ler’ alguém de forma lógica e sistemática, ao invés de intuitivamente, é mais eficaz.

 

Alguns são melhores do que outros nesta questão, uma diferença que pode ser explicada, em parte, pelo modo de pensar.

 

Veja a galeria: Sinais de perfecionismo 

 

«Cultivar relacionamentos pessoais e profissionais de sucesso requer a capacidade de inferir com precisão os sentimentos dos outros, isto é, ter empatia para com o outro», explica Jennifer Lerner, uma das autoras do estudo, ao ‘Psy Blog’.

 

Numa primeira série de estudos, os psicólogos descobriram que a maioria das pessoas acredita que confiar no instinto é a melhor maneira de ler e compreender outras pessoas. Porém, quando verificada cientificamente a questão, concluiu-se que fazer uma análise cuidadosa das informações obtidas sobe a pessoa funciona muito melhor. Verificou-se que as pessoas que habitualmente analisam as outras pessoas em vez de seguir os seus instintos acabaram por ter resultados mais consistentes sobre as pessoas em causa.

 

Veja a galeria: 10 Comportamentos a eliminar no seu dia a dia

 

Segundo o estudo, uma pessoa deve adaptar-se ao máximo às circunstâncias e configurar a sua atitude conforme as mesmas. Por exemplo, numa entrevista de emprego é melhor tentar encontrar um equilíbrio, pois pode estar a ser avaliada das duas formas.

Artigo anterior

Fatores que afetam a fertilidade

Próximo artigo

Há mar, amar e amor… No estado líquido