Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Amêndoas da Páscoa: de 8 a 39 calorias cada uma

Amêndoas da Páscoa: de 8 a 39 calorias cada uma

Um simples miolo de amêndoa que contém 8 calorias pode ser elevado às 39 calorias, se coberto com chocolate de leite e açúcar. E ninguém come só uma…

Pinterest Google+
PUB

As amêndoas cobertas com chocolate ou açúcar ampliam o sabor e acrescentam muitas calorias às amêndoas simples. As que juntam açúcar e chocolate são as mais calóricas: cada uma contém cerca de 39 quilocalorias, mais 31 kcal do que cada amêndoa simples sem pele (8kcal). As contas são da Associação de Defesa do Consumidor.

 

Na Páscoa, há amêndoas de várias cores e sabores: cobertas de açúcar (branco, amarelo ou em pó), de chocolate (branco, de leite ou preto), com licor, etc Para saber o valor extra de calorias face às amêndoas simples, a Deco calculou, em média, as calorias de uma amêndoa de algumas variedades à venda por esta altura nas lojas. Em geral, as cobertas de açúcar são menos calóricas do que as versões com chocolate. Estas últimas têm maior teor de gordura.

 

VEJA TAMBÉM: COMEÇA A SENTIR-SE DEPRIMIDO? ESTES ALIMENTOS AJUDAM A COMBATER A DEPRESSÃO

 

Do ponto de vista nutricional, a amêndoa é muito rica, mas bastante calórica: 100 gramas fornecem cerca de 620 quilocalorias. Este valor deve-se sobretudo ao elevado teor de gordura. É também rica em proteína e fibras, fornecendo quantidades significativas de cálcio, ferro, vitamina B2, magnésio, zinco e vitamina E. Tem um baixo teor de hidratos de carbono. O açúcar branco é mais refinado do que o amarelo. Em termos energéticos, o branco é ligeiramente mais energético do que o amarelo: 391 kcal por 100 g, face a 384 kcal por 100 gramas.

 

Quando consumido com moderação, o chocolate é um alimento interessante para pessoas muito ativas, como trabalhadores de certas atividades e desportistas. Já as mais sedentárias, que precisam de controlar o peso, devem fugir ainda mais à tentação. O valor energético do chocolate é elevado, seja preto, branco ou de leite: 100 g de chocolate fornecem entre 500 e 600 quilocalorias. Tal deve-se ao facto de ser um produto com muito açúcar e gordura. Além disso, é rico em sais minerais, sobretudo magnésio, potássio e ferro. O chocolate de leite tem doses ligeiramente menores destes três minerais, mas ganha em quantidade de cálcio.

 

VEJA TAMBÉM: ADEUS PÃO COM MANTEIGA? SAIBA COMO SUBSTITUIR A MANTEIGA NA SUA ALIMENTAÇÃO

 

Posto isto e feitas as contas, a Associação de Defesa do Consumidor indica que um miolo de amêndoa simples tem 8 calorias, torrada e coberta de açúcar tem 13 calorias, do tipo francês 24 calorias, as coloridas cobertas de açúcar têm 26 calorias cada uma, já se o miolo for coberto de canela e chocolate de leite tem 28 calorias, se for coberto só com chocolate tem 29 calorias. Por fim, a mais calórica é a amêndoa coberta de chocolate de leite e açúcar, pois um único miolo tem 39 calorias.

 

 

Artigo anterior

Demasiada proteína? Conheça os erros das dietas hiperproteicas

Próximo artigo

Menus detox para pôr em prática durante uma semana