Home»GLAMOUR»BELEZA»Amélia Estêvão: «A beleza é agora vista como um todo que deve ser trabalhado de dentro para fora»

Amélia Estêvão: «A beleza é agora vista como um todo que deve ser trabalhado de dentro para fora»

Com um novo ano à porta, é hora de falar de tendências. E também na área da beleza tudo aponta para uma maior consciência na hora da compra: cada vez se procura mais produtos naturais e amigos do ambiente. E Portugal também segue esta linha. Falámos com Amélia Estêvão, diretora da In Beauty, uma das maiores montras do campo da beleza em Portugal, que nos traça as grandes linhas de tendência da atualidade.

Pinterest Google+

Quais as grandes tendências atuais na área da beleza a nível global?

A indústria da cosmética está a acompanhar as tendências globais de consumo, promovendo uma visão humana e holística dos cuidados de beleza, como parte integrante de um estilo de vida equilibrado e saudável. Segundo um estudo da Cosmetics Europe de 2017, 72% dos consumidores europeus consideram que os produtos de beleza têm impacto na sua qualidade de vida e que são essenciais à sua saúde e bem-estar. Além disso, há uma clara apetência do mercado por escolhas mais conscientes, seja do ponto de vista dos componentes (biológicos e naturais), seja do impacto ambiental.

 

Nota-se realmente um regresso ao natural no campo da beleza. Isto vem na sequência de uma aposta atual na vida saudável e como complemento à prática de exercício físico e alimentação saudável?

É exatamente esse conceito que procuramos refletir na In Beauty. Esta edição, que teve lugar de 27 a 29 de outubro, em Lisboa, teve por base o tema “Humans” que, em linha com os novos ideais de beleza, pretende destacar o papel da cosmética como forma de enaltecer as caraterísticas intrínsecas e distintivas de cada pessoa e não de as camuflar. A beleza é agora vista como um todo que deve ser trabalhado de dentro para fora, unindo o desporto, a alimentação e uma série de rotinas diárias à cosmética. Veja abaixo um vídeo da In Beauty.
 

 

A beleza também vem literalmente de dentro. Pode explicar melhor o conceito de nutricosmética?

A nutricosmética é uma resposta a estas tendências, permitindo trabalhar a beleza de forma mais profunda e duradoura. Tratam-se de suplementos sob forma de comprimidos ou ampolas, ricos em vitaminas, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, que neutralizam os radicais livres no organismo e formam um escudo de proteção contra os raios UV, poluição e outras agressões. Estes “superalimentos” estão a evoluir a um ritmo rápido, tanto em termos de benefícios como de aplicações. São, sem dúvida, uma das grandes apostas da indústria da cosmética a nível mundial.

 

Nesta linha, as pessoas também procuram cada vez mais produtos naturais, biológicos, que não sejam demasiado artificias e que não façam mal ao ambiente. Como a indústria de cosmética portuguesa se está a posicionar em relação a isto?

A composição e origem dos produtos é cada vez mais uma preocupação do universo da cosmética, empenhada em desenvolver soluções mais naturais e ecológicas, que têm na cosmética vegan o seu expoente máximo.  Graças aos ingredientes simples, naturais e amigos do ambiente, estes produtos são muitas vezes preferidos pela sua reputação segura e não tóxica. Além disso, há uma clara preocupação com os testes com animais, com a pegada ecológica da produção e até as embalagens. Em Portugal assistimos cada vez mais à emergência de soluções que respondem a esta tendência, em toda a linha da indústria, da pele aos cabelos, passando pela maquilhagem.

 

VEJA TAMBÉM: CABELO E PELE: OS CUIDADOS DE BELEZA ESSENCIAIS PARA COMBATER O FRIO

 

Em termos de equipamentos para corrigir problemas sem cirurgia (rugas, varizes, acne…), o que se destaca atualmente no mercado e que já esteja disponível em Portugal? Que resultados apresentam?

A estética é uma das áreas que maior evolução tem registado, no sentido de oferecer soluções para tratar todo o tipo de problemas de pele, com métodos menos invasivos, mais seguros e com resultados duradouros. Na In Beauty tivemos oportunidade de conhecer as últimas tecnologias ao serviço da estética e tratamentos vanguardistas propostos por várias marcas como a solução de emagrecimento e combate à flacidez da pele que usa tecnologia avançada, com dois aplicadores sob vácuo e LED vermelho, a drenagem linfática, muito eficaz e sem riscos que ajuda no combate à celulite, retenção de líquidos e tonifica a silhueta, a  radiofrequência, tratamento que elimina a gordura localizada e combate a flacidez da pele, eliminando rugas e linhas de expressão e ainda a tecnologia com tripla ação que melhora a silhueta e rejuvenesce o corpo, ativa a circulação do sangue na zona onde é aplicado, nutrindo e revitalizando as células da derme. É eficaz em tratamentos de flacidez facial, remodelação de glúteos e ventre e refirmação dos seios.

 

Artigo anterior

Castanhas e mais castanhas: conhece bem este fruto de outono?

Próximo artigo

Desde 1996: Os anjos que já desfilaram com o ‘Fantasy Bra’