Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Amamentação: sinais de que o bebé já se alimentou o suficiente

Amamentação: sinais de que o bebé já se alimentou o suficiente

Quando se está a amamentar um filho e por mais horários que tenhamos para dar de mamar, nunca sabemos se é o suficiente. Achamos sempre que é pouco, que ele (ou ela) precisa de comer mais. Pois saiba que o bebé vai indicar-lhe quando está satisfeito. Basta estar atenta a um conjunto de sinais.

Pinterest Google+

Se está a amamentar e nunca sabe se o seu bebé está cheio ou deve dar-lhe um pouco mais, descanse, pois, ele próprio é que lhe vai indicar quando está satisfeito ou se precisa de comer um pouco mais. Basta estar atenta a um conjunto de sinais que ele lhe vai dar e aí vai entender que o seu bebé já bebeu leite suficiente. As indicações são dadas por Melissa L. Droddy, especialista em lactação no Carroll Hospital, EUA.

 

Chupar e engolir e forma audível

Quando está satisfeito, ele vai começar a chupar e a engolir de uma forma bastante audível e durante um período considerável. Para ver que ele está bem alimentado, para além de poder ver pelo leite que tem nos cantos da boca, se contar uma sucção vigorosa de 15 a 20 minutos em cada seio, ou de 20 a 30 minutos em um só lado, é porque foi bem alimentado e pode descansar.

 

VEJA TAMBÉM: DICAS PARA JOVENS MAMÃS EVITAREM DORES NAS COSTAS

 

Seios mais suaves

Depois de cada amamentação, vai sentir os seios mais suaves. Mas para evitar o inchaço dos seios (o que dificulta o aleitamento de uma forma eficaz, para além de ser doloroso) deve dar de mamar à sua criança oito vezes por dia. Isto é ainda mais importante nas primeiras semanas de vida do bebé. Outra coisa que deve fazer é certificar-se de esvaziar o peito com eficácia. Não deixe nenhum resto de leite no peito. «Ofereça o seio ao bebé e deixe que ele se alimente pelo tempo que quiser. Tire-o, faça com que arrote e ofereça o outro seio», diz Melissa L. Droddy.

 

O bebé relaxa os braços e as mãos

Depois da alimentação, poderá ver que ele vai relaxar os braços e as mãos, o que indica que está cheio. Outro sinal é sair do peito voluntariamente e mostrar-se contente. O contrário, com movimentos de boca, chutos ou agitar os braços, demonstra que o seu bebé está faminto e precisa de ser alimentado o mais rápido possível.

 

VEJA TAMBÉM: O SEU BEBÉ NÃO DORME À NOITE? ENSINE-O A DORMIR SEGUNDO RECOMENDAÇÕES PEDIÁTRICAS

 

Fralda suja

Depois da amamentação, chega a altura de mudar a fralda. Se encontrar uma fralda suja com xixi ou cocó (alguns recém-nascidos, depois de mamarem, defecam nas fraldas), é um ótimo sinal. Pois quanto mais comem, mais defecam. Se isso não acontecer, contacte o seu médico ou um especialista em lactação.

 

O bebé está a ganhar peso

Depois do xixi e do cocó, ganhar peso é outro excelente sinal. Alguns dias após o nascimento, a criança tende a perder peso, mas este vai sendo gradualmente reposto. 10% é o peso máximo que o bebé pode perder depois de nascer. Nas duas semanas após este decréscimo deve pesar o seu bebé regularmente e se não começar a ganhar peso 15 dias depois procure um médico. Se seguir estes sinais, vai ver que o seu bebé está bem alimentado e feliz. Veja agora, na galeria acima, benefícios da amamentação para a mãe e o bebé.

Artigo anterior

O corpo de praia ideal? É o seu e temos o fato de banho certo para o comprovar

Próximo artigo

Cuide do seu fiel amigo: Os benefícios de ter um cão