Home»GLAMOUR»MODA»Aluna de moda desenha coleção de roupa para refugiados

Aluna de moda desenha coleção de roupa para refugiados

O conflito na Síria é considerado o momento histórico que desencadeou a maior crise de refugiados desde a 2ª Guerra Mundial. São vários os profissionais das mais determinadas áreas que pensam em formas de ajudar estas pessoas que se encontram à procura de uma vida melhor. E esta já mereceu prémios.

Pinterest Google+

Uma estudante da Escola de Design e Moda de Parsons, EUA, criou uma linha de roupas – ‘Adiff ‘– a pensar nos refugiados resultantes do conflito na Síria.

 

Angela Luna, como parte da sua tese, quis determinar quais os problemas que podem ser resolvidos através do design. Para tal, examinou imagens de refugiados reais, leu artigos e falou com agências humanitárias que trabalharam com estas pessoas.

 

Veja a galeria: Já comprou o seu biquíni para este ano?

 

Cada casaco que Luna desenhou foi com o objetivo de atender a várias necessidades – abrigo, camuflagem, dormir, levar pertences ou crianças e até mesmo de flutuação. Dois dos casacos da coleção convertem-se em tendas, sendo que um deles tem a capacidade para albergar duas pessoas confortavelmente e o outro tem capacidade para uma família de cinco ou seis membros. Ambos os casacos têm a aparência típica de um casaco de chuva longo.

 

Há também um casaco que se converte num saco-cama, um casaco que se converte em mochila e um que é completamente reflexivo de um lado e, ao mesmo tempo, reversível. «Foi projetado para esconder porque eu sei que os refugiados têm problemas com a necessidade de serem vistos e de se esconderem em determinados momentos», contou a designer numa entrevista à rádio ‘Here and Now’.

 

Veja a galeria: Sandálias perfeitas para o verão

 

A coleção da estilista não se fica por aqui e há, ainda, um casaco preparado para o transporte de bebés e um casaco insuflável que, em teoria, permite flutuar na água e ser esvaziado e utilizado assim que se chega a terra.

 

‘Adiff’ tem sido alvo de vários elogios e já recebeu os prémios ‘Parsons Womenswear Designer of the Year’ e ‘Eyes on Talents Innovation Award’.

Artigo anterior

À descoberta de Madrid

Próximo artigo

Cada vez mais mulheres conseguem preservar o útero