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Está com fome? Conheça estes alimentos substitutos da carne

Reduzir a quantidade de carne vermelha na sua alimentação pode ser muito benéfico à saúde. A recomendação não é de hoje, mas convém relembrar esta ideia. Conheça alguns substitutos.

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Uma das maiores dificuldades que se apresenta aos que pensam tornar-se vegetarianos, ou aos que simplesmente querem reduzir a carne na sua alimentação, é saber como substituir este alimento, sem prejuízo para a saúde. Apesar de o consumo de carne estar muito enraizado na nossa cultura, é importante saber que nem só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

 

A ideia generalizada de que a carne tem as melhores proteínas resulta do facto de que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais. Mas todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas.

 

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Convém ainda dizer que o nosso corpo consegue sintetizar a maioria dos aminoácidos, mas oito deles (leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina – em crianças, a histidina é também considerada um aminoácido essencial) devem obter-se através da alimentação.

 

Atualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas. Por isso, através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada.

 

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Alguns estudos mostram que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A Universidade de Harvard seguiu mais de 120 mil pessoas ao longo de 20 anos, para mostrar que as pessoas que comem menos carne vermelha podem viver mais tempo e ter menos riscos de doenças cardíacas do que aquelas que ingerem regularmente hambúrgueres, carnes e alimentos processados como bacon, salsicha e linguiça.

 

Já o Comité Médico para uma Medicina Responsável apresentou um estudo que mostra que a carne não é essencial para a saúde e que podemos obter os nutrientes de que o nosso organismo necessita, incluindo as proteínas, em vegetais, frutas, leguminosas e cereais. Também já ouviu com certeza as recomendações da organização Mundial de Saúe para reduzir o consumo de carne vermelha, por estar relacionada também com algns cancros.

 

Assim sendo, time conhecimento de outras alternativas para fazer as suas escolhas.  A soja é provavelmente o mais conhecido substituto da carne e é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais.

 

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Também já existem no mercado vários produtos vegetarianos processados, como hambúrgueres ou salsichas de soja, que são bons substitutos da carne, se bem que não sejam tão saudáveis como os não processados.

 

Mesmo em pratos típicos portugueses, como a feijoada, rancho, cozido à portuguesa ou chanfana, é possível substituir a carne. Basta trocá-la por soja, seitan ou chouriço de soja para que o prato fique mais saudável, mantendo o mesmo aspeto. Entre agora na galeria, no início dp artigo, e veja a lista de alimentos que podem substituir a carne na sua alimentação.

 

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