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Alimentos ricos em fibras para uma boa saúde digestiva

As fibras são bastante importantes, pois para além de serem benéficas para o intestino ajudam a perder peso, diminuir os níveis de açúcar no sangue ou a combater obstipações. Diariamente, as mulheres devem ingerir 25 gramas de fibras e os homens 38 gramas. Mas como a maioria das pessoas não ingere a quantidade diária requerida, a plataforma Authorithy Nutrition sugere um guia com 16 alimentos ricos em fibras que pode ingerir.

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A fibra dietética é descrita como uma classe de compostos de origem vegetal constituída sobretudo de polissacáridos e substâncias associadas que, quando ingeridos, não sofrem hidrólise, digestão e absorção no intestino delgado dos humanos, explica a Direção-Geral da Saúde na sua página dedicada à alimentação saudável.

 

As fibras podem ser classificadas em duas categorias, consoante a sua capacidade de se dissolverem na água. Ou seja, existem as fibras solúveis e as insolúveis. Os alimentos mais ricos em fibras solúveis são a aveia, cevada, verduras, leguminosas, maçãs e citrinos. Por outro lado, os alimentos mais ricos em fibras insolúveis são os vegetais de folha verde, cereais integrais e farelo de trigo.

 

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Os benefícios para a saúde são vários. Desde a sua ação benéfica para o controlo da diabetes, passando pela redução da obstipação e da melhoria de todo o trânsito intestinal. Uma vez que conferem efeito de saciedade, também está associada ao combate á obesidade, um flagelo da sociedade atual.

 

Segundo a DGS, as fibras têm ainda um efeito hipocolesterolémico, ou seja, o seu consumo leva a uma redução dos valores séricos de colesterol. De salientar também o seu feito preventivo no desenvolvimento de patologia cardiovascular e efeito protetor no desenvolvimento de cancro, especialmente, no cancro do cólon.

 

Consulte agora a galeria no início do artigo para conhecer 15 alimentos ricos em fibras.

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