Alimentos que podem suscitar dores de cabeça
As enxaquecas afetam até 15% dos adultos em todo o mundo. Os seus sintomas reduzem significativamente a qualidade de vida das pessoas que delas sofrem. A dieta pode ser um fator importante para despontar uma enxaqueca. Saiba que alimentos fazem parte desta lista. De muitos deles abusamos nesta altura.
A enxaqueca é uma doença neurológica, com crises de gravidade variável e sintomas que incluem dor de cabeça, náuseas, vómitos e sensibilidade à luz. Afeta de forma significativa a vida pessoal e profissional de quem dela padece.
«A enxaqueca é um distúrbio primário de cefaleia, provavelmente com base genética. A ativação de um mecanismo nas profundezas do cérebro causa a libertação de substâncias inflamatórias produtoras de dor ao redor dos nervos e vasos sanguíneos da cabeça.
Ataques periódicos
A razão porque acontece periodicamente e o que está por detrás da resolução espontânea de ataques é incerto», começa por definir a Aliança Europeia para as Enxaquecas e Cefaleias sobre aquela que é a cefaleia primária mais conhecida e incapacitante.
A enxaqueca é um tipo especial de dor de cabeça, com crises que duram desde algumas horas até vários dias e que se repetem desde uma a duas vezes por ano até várias vezes por mês. É portanto uma condição que afeta significativamente a vida pessoal e profissional de quem dela padece.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a enxaqueca é a 8ª causa a nível mundial de anos vividos com incapacidade, quando consideradas todas as doenças conhecidas no mundo. Estima-se que a enxaqueca custe anualmente 27 mil milhões de euros na Europa.
A enxaqueca afeta as mulheres duas a três vezes mais do que os homens, estimando-se que um em cada dez adultos sofra desta patologia.
São vários os gatilhos que podem desperatr uma dor de cabeça. Aqui apresentamos-lhe os alimentos que têm compostos que podem potenciar uma crise. Conheça-os na galeria acima.
VEJA TAMBÉM:
SAIBA COMO PREVENIR AS ENXAQUECAS NO VERÃO
ENXAQUECA NA MULHER: UM TORMENTO DA SAÚDE FEMININA?
COMO VENCER A ENXAQUECA E CEFALEIAS EM TEMPO DE CONFINAMENTO