Home»FOTOS»Hidratar e nutrir: alimentos a privilegiar durante o verão

Hidratar e nutrir: alimentos a privilegiar durante o verão

No verão, precisa de hidratação constante, mas também de alimentos ricos em nutrientes que satisfaçam as necessidades do seu organismo mais exposto ao sol. Confira o que não deve faltar na sua mesa.

Pinterest Google+
PUB

Tomates

O teor de água dos tomates é de cerca de 95%. Os tomates são baixos em hidratos de carbono e são uma boa fonte de fibras, fornecendo cerca de 1,5 gramas por tomate de tamanho médio. O seu teor de hidratos de carbono consiste, principalmente, em açúcares simples e fibras insolúveis.

 

Melancia

A melancia é a rainha da hidratação e é exatamente disso que precisa nos dias mais quentes de verão. O alto teor de água ajuda a que se mantenha cheia e que não sinta tantos desejos por comidas menos saudáveis. Além disso, a melancia contém licopeno que protege as células da pele dos danos solares.

 

Aipo

Ninguém gosta de se sentir ‘inchado’, principalmente quando vai à praia. O aipo funciona como diurético e ajuda a perder peso de água em excesso, sem causar desidratação. Os nutrientes deste legume estimulam os rins para que liberte os resíduos e fluídos extra do seu corpo.

 

VEJA TAMBÉM: DEZ PETISCOS PORTUGUESES: ADIVINHA QUAL É O MENOS CALÓRICO?

 

Figos

Os figos contém minerais (cálcio, magnésio e fósforo) e vitaminas do grupo B como a piridoxina (B6) e o ácido fólico (B9). Quando seco, o valor energético aumenta.

 

Saladas

Está calor e comer legumes cozidos e quentes não sabe tão bem como no inverno. Recheie as suas saladas com alimentos variados e ricos em carotenoides (cenoura, damasco, melão, melancia, tomate, salmão, etc), uma substância que o seu corpo converte em vitamina A e que protege dos danos do sol. Têm a capacidade de diminuir a sensibilidade à luz UV e reparar a pele áspera e seca.

 

Chá verde

Se considera que estar constantemente a beber água é aborrecido, alterne com chá verde. Vários estudos já comprovaram os seus imensos benefícios como, por exemplo, redução do colesterol, acelerador de metabolismo, entre outros.

 

Nectarinas

Frescas ou secas, as nectarinas são uma fonte sólida de fibra dietética. São ricas em vitamina A e em betacaroteno antioxidante.

 

Peras e maças

As peras e as maçãs são ricas em fibra e grande parte da sua carga nutritiva está na casca. Certifique-se de que lava cuidadosamente cada peça de fruta antes de comer.

 

Citrinos

Os citrinos doces são ricos em potássio, um nutriente crucial para a época do verão. O potássio perde-se através do suor, o que pode provocar cãibras musculares. Comer laranjas reabastece o corpo de potássio, assim como o hidrata, visto que 80% da sua composição é água.

 

Abacate

O abacate pode ser considerado uma fonte saudável de gordura monoinsaturada. Não tenha medo de comer este alimento por ser caracterizado como uma gordura, pois, na verdade, o seu consumo tem imensos benefícios a nível cardíaco, assim como para o bem-estar geral.

 

Artigo anterior

Dino Parque expõe novos fósseis descobertos em Portugal

Próximo artigo

Como organizar o frigorífico conservando a comida durante mais tempo