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Muna-se de alimentos que combatem o stress

Quando o stress se instala é comum ter vontade de atacar doces, junk food e tudo o mais que faz mal. Saiba quais as melhores opções a tomar para controlar o apetite e os nervos. Um duplo benefício.

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Infusão de camomila

Ou uma outra qualquer infusão, o importante é escolher uma sem cafeína. Assim ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e potencia o relaxamento.

 

Sementes

As sementes são tidas por muito como superalimentos. Isto é, ricos em vitaminas e minerais e baixas em calorias. Tenha sempre à mão algumas sementes de chia e girassol, ricas em ómega 3 e proteínas, ajudando assim a manter a concentração.

 

Ovo cozido

Os ovos contém uma proteína essencial para o bom funcionamento da memória, essencial quando tem de dar o seu máximo no trabalho. O truque é ter sempre ovos cozidos no frigorífico. Guarde-os com a casca para durarem mais tempo em ótimas condições.

 

VEJA TAMBÉM: O MANUAL DA DGS SOBRE ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNA

 

Alface

Se está com aquela sensação de falta de apetite devido ao stress mas, ainda assim, tem de se alimentar e manter os níveis de energia, saiba que um wrap de alface pode ser uma solução divertida e muito nutritiva, além de mais leve. Envolva o frango, que garante as proteínas saudáveis, em folhas de alface.

 

Vegetais com queijo

Quando o stress ataca, o sistema nervoso causa tensão no corpo e dá a sensação de cansaço. Por isso o cálcio do queijo ajudarão a acalmar e a recuperar. Se o combinar com bróculos, por exemplo, ricos em fibras insolúveis, facilita a digestão e a absorção do cálcio.

 

Água quente com limão

Esta é uma receita clássica para a manhã. Logo depois de acordar, esta bebida ajuda o organismo a expelir as impurezas e o limão ajuda a acordar. Assim vai estar mais preparada para combater qualquer imprevisto durante o dia.

 

Aveia com frutos vermelhos e nozes

A aveia, rica em vitamina B, ajuda a estabilizar o humor. Já os frutos vermelhos, graças à vitamina C, ajudam a manter os níveis de stress controlados. Uma opção que a deixará satisfeita e relaxada.

Sushi com arroz integral

Os peixes gordos, como o salmão, são ricos em ómega 3, que previne doenças cardíacas e regula o humor. O arroz integral adiciona hidratos de carbono complexos à refeição, o que significa níveis de seratonina mais elevados e um sorriso no rosto.

 

Caju

Este fruto seco contém magnésio, que ajuda a relaxar, e zinco, que reforça o sistema imunitário. Além disso, é um snack nutritivo e delicioso.

 

Chocolate negro

Se está num daqueles dias em que apenas o chocolate pode ajudar, opte por uma barra de chocolate negro com pelo menos 70% de cacau, que contém mais antioxidantes e, logo, liberta mais endorfinas e seratonina, melhorando imediatamente o humor.

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