Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Alimentos nutracêuticos: o antivírus do ser humano

Alimentos nutracêuticos: o antivírus do ser humano

Sendo o nosso corpo uma máquina complexa, ele precisa de adaptação e cuidados em cada estação, quer na forma como nos alimentamos, quer na forma como nos vestimos e socializamos.

Pinterest Google+
PUB

Ao longo das 24 horas, recebemos através da retina do olho a informação que leva o nosso corpo a reagir influenciado pelos sincronizadores sociais e pelo estímulo de luz, que vão gerar novos fatores epigenéticos. Durante o ciclo de luz, as células prepararam-se para o gasto energético, na fase que corresponde entre as 05h e as 17horas, e para a fase da regeneração, entre as 17h e as 05 horas.

 

O hipotálamo é o nosso relógio principal e é ele quem aciona o comando da ativação hormonal (cortisol), composto por quatro picos, sendo eles o despertar, às 12horas, às 16horas e às 20 horas, que corresponde às secreções diárias das diversas hormonas.

 

VEJA TAMBÉM: SUPERALIMENTOS DE OUTONO: O QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA MESA

 

A ativação celular dá-se como resposta às diversas necessidades do organismo. São elas musculares ou energéticas, correspondendo ao gasto energético da célula no ciclo dia, ou deverá regenerar-se e multiplicar-se de acordo com a rotação das 24horas, no ciclo noite, onde se desenvolve o armazenamento dos micronutrientes. A ativação neuropsíquica dá-se através dos neuromediadores, que são a melatonina e a serotonina, sendo estes acionados pela fase do despertar e do sono.

 

Tal como os nossos computadores, também esta máquina chamada corpo humano precisa de ter um sofisticado antivírus, que são os alimentos nutracêuticos que nos vão manter em estado de alerta contra os invasores. Com mais ou menos conhecimento, todos nós temos acesso a esses alimentos tão funcionais no equilíbrio e na boa manutenção da nossa saúde. O ideal é juntarmos a sabedoria, o prazer e a prevenção, tudo em união na mesma mesa ao longo do dia, e com isso sentirmos que estamos a cuidar de nós e da saúde da nossa família.

 

VEJA TAMBÉM: COMO ALMOÇAR BEM FORA DE CASA

 

Vejamos como podemos tornar um nutracêutico num alimento funcional, equilibrado e saboroso

Por exemplo, prepare após o seu despertar um batido cheio de vida, energia e cor, mas antes tome 1 copo de água com 5 gotas de limão. Enquanto prepara o seu batido, coma 2 quadrados de chocolate negro – cientistas da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram que este alimento contém propriedades que protegem as células intestinais das degenerações dos tumores.

 

Após 30 minutos pode tomar o seu batido, “VIDA FELIZ”, do qual consta o seguinte:

3 rodelas de gengibre, 2 colheres de sopa de aveia em flocos crua, folhas verdes a gosto (couve ou agrião) 1 laranja ou 2 kiwis, ou se preferir frutos silvestres, 1 copo de água natural, 1 colher de sopa de mel de rosmaninho, ou urze, meia colher de sopa de farinha de clorela e raspa da casca de 1 limão amarelo. Triture no processador e no seu copo adicione sementes de linhaça dourada, de girassol e de papoila.

 

Com esta vacina antivírus, não só faz uma prevenção imunológica, como se alimenta, combate o cansaço, a falta de energia, osteoporose, fibromialgia, dores de garganta, resfriados e sobretudo está a consumir alimentos de combate aos radicais livres, como é o caso do limonelo, presente no limão e dos ácidos nucleicos da clorela, que reforçam a regeneração da célula e do controle imunitário, entre outros benefícios contidos nos outros alimentos. Ao longo do seu dia, coma pelo menos três peças de frutas, saladas coloridas e ricas em frutos oleaginosos. Além de perder peso, fica saciado e protegido.

 

VEJA TAMBÉM: VITAMINAS E SUPLEMENTOS QUE AUMENTAM A ENERGIA

 

Para uma noite de sono reparadora do corpo, prepare um chá bem aromático e saboroso: coloque uma cafeteira com 1 litro de água, deixe levantar fervura e retire do lume. Adicione 1 pau de canela, 2 rodelas de gengibre, 1 pimenta malagueta vermelha, seca ou fresca, 2 cascas de limão amarelo ou verde, 1 cravinho da India, deixe repousar por 15 minutos e tome todas as noites, adicionando 1 colher de sobremesa de mel de urze ou de manuka.

 

Além do bem-estar irá dormir tranquila, porque toda a sua família e você estão no caminho da saúde com vitalidade.  Se consumir estes alimentos com regularidade, irá passar pelas estações da chuva e do frio em paz absoluta.

 

Atreva-se a ser feliz,

Artigo anterior

Está de volta o festival que dá a provar a gastronomia que se faz a bordo das embarcações de pesca

Próximo artigo

Da linha ao sistema imunitário: os benefícios de beber água morna com limão