Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Alimentos de origem vegetal atenuam sintomas da menopausa

Alimentos de origem vegetal atenuam sintomas da menopausa

Um estilo de vida saudável é a espinha dorsal para aliviar os sintomas de muitas patologias e, segundo este estudo, é eficaz quanto aos da menopausa.

Pinterest Google+

Uma alimentação rica em soja e seus derivados pode aliviar os sintomas da menopausa, garante um estudo realizado por investigadores do Centro Médico da Universidade Erasmus, Holanda, e da Universidade de Cambridge, Inglaterra.

 

Atualmente, não há nenhum método infalível para aliviar os sintomas da menopausa: as ondas de calor, os suores noturnos e a secura vaginal que anunciam o fim de uma era reprodutiva. Nos países ocidentais, cerca de 40-50% mulheres recorrem a terapias complementares e à base de plantas para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

 

Veja a galeria: Alimentos ricos em cálcio

 

Para este estudo, foram analisados 62 ensaios clínicos que envolveram 6 653 mulheres. Os estudos examinaram como certas terapias à base de plantas, incluindo a ingestão de alimentos ricos em soja, suplementos de soja, uso de remédios à base de plantas e ervas medicinais chinesas influenciaram os sintomas da menopausa.

 

 

Veja a galeria: Comer de forma intuitiva. A nova dieta? 

 

Abordagens que utilizaram fitoestrógenos químicos em plantas que exercem uma ação semelhante ao estrogénio, hormona feminina, foram associadas a uma queda modesta dos afrontamentos e da secura vaginal. Os alimentos de origem vegetal feitos a partir de soja, como tofu, miso, tempeh e edamame, são ricos em isoflavonas de soja, compostos que apresentam uma estrutura semelhante às hormonas estrogénicas, e, como tal, foram associados à diminuição dos sintomas.  No entanto, os benefícios não se estenderam para os suores noturnos e não foram encontrados quaisquer benefícios no uso de ervas medicinais chinesas ou com cohosh preto, uma planta medicinal.

 

A questão precisa de mais aprofundamento e os investigadores recomendam a consulta de um médico antes de tomarem qualquer medicamento ou experimentarem qualquer terapia.

Artigo anterior

Lisboa sobe 11 posições no ranking das cidades mais caras do mundo

Próximo artigo

Mãe: a melhor líder para a filha