Home»FOTOS»Alimentos a evitar quando se está com gripe

Alimentos a evitar quando se está com gripe

Quando se está com gripe, é normal a recomendação de determinados alimentos para que a pessoa se sinta melhor. O que não é comum é alertar para os alimentos a evitar. Mas, curiosamente, alguns alimentos podem piorar os sintomas da gripe sem que se aperceba. Conheça-os e evite-os em situações de gripe.

Pinterest Google+
PUB

As gripes são causadas ​​por vírus que se propagam de pessoa para pessoa. O mecanismo mais comum é através de gotículas do nariz ou da boca que são transmitidas pelo contato direto ou pelo ar, espirrando ou tossindo e pousando as mãos contaminadas em superfícies como maçanetas, torneiras, bancadas e brinquedos.

 

Os sintomas de gripe podem incluir febre alta, cansaço extremo, tosse, dor de garganta, congestionamento no peito/cabeça/nariz e dores musculares fortes. Nestas circunstâncias, é necessário beber líquidos para permanecer hidratado.

 

VEJA TAMBÉM: GUIA DE SOBREVIVÊNCIA A CONSTIPAÇÕES E GRIPES

 

Na realidade, o estado gripal, por si só, já dificulta a ingestão de alimentos, uma vez que os sintomas da gripe podem causar náuseas ou outros desconfortos digestivos. As náuseas podem diminuir o desejo de comer, e sintomas gastrointestinais como vómitos e diarreia podem ser desencadeados se os alimentos forem consumidos muito cedo.

As sopas à base de caldo são uma boa opção quando se está doente, pois são facilmente toleradas e também ajudam a substituir qualquer fluido e sódio que possa ter sido perdido. Também é recomendado consumir refeições pequenas e frequentes.

 

VEJA TAMBÉM: METADE DOS PAIS TENTA MÉTODOS DE PREVENÇÃO CONTRA GRIPES SEM EVIDENCIA CIENTÍFICA

 

Mas nem todos os alimentos são iguais. Embora alimentos de conforto possam ser o que mais deseja quando não se está a sentir bem, estes não vão necessariamente fazê-lo sentir-se melhor.

 

Na verdade, é melhor evitar alguns dos seus alimentos preferidos, pois pode acabar por lhes sentir aversão se os consumir quando estiver nauseado, segundo explica Kasey Vavrek, nutricionista no Centro Médico da Universidade Médica de Ohio Wexner, EUA. Veja na galeria acima os alimentos a evitar quando se está com gripe.

 

Artigo anterior

Sabes qual é o teu ritmo?

Próximo artigo

No inverno os Açores são ainda mais belos