Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Alimento é vida – letra M

Alimento é vida – letra M

Estamos em plena primavera, onde toda a natureza desponta na sua exuberância. Neste mês de abril, em Portugal, mais precisamente a norte, em Sever do Vouga, podem-se ver as culturas de mirtilos repletas de bagas azul púrpura, tal qual pérolas negras. Mirtilo, manganês, melancia, melão, manjericão, malva… conheça o poder da natureza dos alimentos da letra M.

Pinterest Google+

O mirtilo é considerado como uma planta medicinal, da qual se podem usar quase todas as partes da planta, flores, folhas, fruto e raízes. Este pequeno fruto é considerado um dos alimentos com maior valor antioxidante, capaz de restaurar a memória de longa duração e preservar a memória curta. Mas não se recomenda o seu consumo por um período superior a 3 meses, porque o seu teor de tanino pode acentuar a sensibilidade digestiva ou estimular úlceras gástricas.

 

É também um fruto muito rico em sais minerais, como o magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco e manganês. Este último muito importante para a saúde dos ossos, tiroide e para os neurotransmissores.

 

Alguns estudos, sobre a importância dos minerais oligoelementos no metabolismo humano, consideram o manganês o elemento chave do amor maternal. Os animais com deficiência em manganês não têm muita empatia maternal. Afinal ele é um elemento do nosso cérebro, que contribui para um sistema nervoso forte e também se encontra no revestimento interno do coração. Auxilia ainda o transporte do oxigénio dos pulmões para as células. Na saúde do homem é excelente na prevenção da impotência sexual, sendo considerado um substituto do viagra.

 

O seu valor em nutrientes é muito completo em vitaminas, contém pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico, importantes na proteção da pele e dos radicais livres, o que permite ajudar a fixar a vitamina A e acelera a cicatrização. O valor nutricional dos mirtilos resume-se a baixo em gordura, livre de sódio e colesterol, rico em fibras e em vitaminas C e K. O mirtilo é rico em polifenóis e ácido elágico, componentes que estimulam os mecanismos do corpo a eliminar as substâncias cancerígenas.

 

Alimentos Letra M

Melancia, melão, mel, mamão, maçã, manga, morangos, mandioca e milho.

 

Plantas medicinais

Malaleuca, melissa, madressilva, murta, manjericão, mil folhas, moringa, malva, mulungu e manjerona.

 

Receita funcional – Sumo da Juventude

Ingredientes

3 colh. de sopa de bagas de mirtilo, sumo de 1 limão, 1 colher de sopa de flocos de aveia, 2 morangos, 2 folhas de manjericão, 1 pé de salsa, 2 folhas de hortelã, 1 copo de bebida de água de côco.

 

Preparação

Bata todos os ingredientes no copo triturador, por 1 minuto. Coloque num copo largo e por cima adicione pepitas de cacau cru e algumas bagas de mirtilo. Repita esta receita três vezes por semana, pode adicionar se gostar de variar em substituição dos morangos, alguns tomates cherry.

 

Com esta receita de poder nutracêutico, estará a contribuir para a prevenção da diabetes tipo 2, redução do açúcar no sangue, aumento do oxigénio no cérebro e na circulação sanguínea, combate dos radicais livres, infeções e no combate ao envelhecimento precoce.

 

O alimento é o seu melhor medicamento. Consulte sempre um especialista que o possa aconselhar a ter uma alimentação saudável e personalizada, ela é o seu melhor investimento.

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Europa: uma em cada 15 crianças não recebeu a primeira dose da vacina contra o sarampo

Próximo artigo

O segredo do sucesso está no que faz antes do pequeno-almoço