Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Alimento É Vida – Letra L

Alimento É Vida – Letra L

Quanto mais estudo sobre nutrição, alimentação e doenças, maior é a minha consciência de que o alimento é na verdade o maior e o melhor medicamento.

Pinterest Google+

Comer bem e de forma saudável, requer cuidado, zelo e imaginação. Esta minha definição também se aplica às outras áreas da vida de todos nós, pois são a base do amor-próprio. Preparar os nossos alimentos requer um equilíbrio e harmonia, quer de sabores e texturas, quer de cores.

 

Quando em família ou a sós nos dedicamos a elaborar uma vasta lista de compras para a nossa casa, os alimentos ocupam o maior número de elementos da lista.  Desta forma não é difícil compreender que a alimentação é algo que faz parte da nossa vida social, emocional e cultural.

 

VEJA TAMBÉM: AS RAZÕES PORQUE ANDA SEMPRE COM FOME

 

Sempre que pensamos em receber em nossa casa alguém que nos é muito querido a primeira preocupação é idealizar um menu que possa agradar ao nosso convidado. E, acima de tudo, deve ser encarado como algo tão pessoal, como um par de sapatos ou uma peça de roupa, ou o par que escolhemos para amar e conviver em família. Deve ser usado por nós como algo muito pessoal, adaptado à nossa constituição metabólica, ser a base da nossa saúde, alegria e juventude prolongada.

 

Aliás, um corpo bem nutrido é um corpo feliz, jovem e bonito, mesmo quando se tem mais idade. Porque, apesar do tempo cronológico que temos de enfrentar no nosso crescimento, o tempo biológico, que começa por ser gerido como um relógio ao nascermos, pode ser menos apressado na forma de envelhecermos.

 

Por exemplo, havendo alterações metabólicas, devido a má nutrição ou doença, podemos causar ao nosso metabolismo uma deficiente circulação e com isso reduzir a capacidade de transportar nutrientes e oxigênio para onde são necessários. Ao sabermos respeitar o nosso corpo com cuidados diários como o exercício, o alimento certo e uma mente equilibrada, estaremos a prolongar a nossa qualidade de vida.

 

VEJA TAMBÉM: ERROS COMUNS DE QUEM TENTA PERDER PESO

 

Na letra do alfabeto desta crónica, a lista de hoje é para os alimentos começados por L. Deixe-se levar pelo poder da vida, contida em cada um.

 

Legumes e leguminosas. Letra L – Lentilhas

Entre muitos dos seus benefícios para a nossa saúde, a lentilha é uma excelente fonte de arginina, quando consumida em boa quantidade e funciona como reguladora das células de defesa.

Ou seja, ela tem ação de proteção do nosso sistema imunitário, além disso, contém triptofano que é responsável pela boa qualidade do sono, do bem-estar e prazer no organismo, mas também pode ajudar no emagrecimento.

 

Estudos feitos pelo Departamento de Cereal e Ciências de Dakota nos Estados Unidos mostraram que a lentilha diminui bastante a possibilidade de desenvolvermos aterosclerose, porque nos fornece uma boa quantidade de antioxidantes que são fundamentais para nos proteger desse tipo de doenças.

Artigo anterior

Países da UE comprometem-se a colaborar mais na frente digital

Próximo artigo

Como fazer alguém apaixonar-se por si (para que não fique a olhar para os passarinhos)