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Alimento é vida – letra J

O alimento é para nós muito mais do que um mero combustível que faz a máquina humana funcionar. Ao olharmos para a comida como algo que nos dá prazer, precisamos de considerar acima de tudo que estamos a cuidar da nossa saúde, ou corremos o risco de caminhar devagar para a doença.

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Nos primeiros anos de vida, o nosso corpo precisa de uma grande reserva de proteínas, vitaminas e minerais para poder crescer. Após esta fase mais rápida do crescimento do ser humano, passamos a necessitar de menos calorias, mas mantém-se a mesma necessidade de vitaminas e de minerais.

 

Em todas as fases do nosso desenvolvimento é importante estarmos nutridos de acordo com cada etapa da vida, onde os nutrientes certos irão desempenhar um papel preventivo contra doenças cancerígenas, degenerativas e inflamatórias.

 

Para que todos os dias seja feita uma alimentação equilibrada com os nutrientes mais importantes ao nosso organismo devemos ter em conta os seis indicadores vitais.

  1. Água – ela é essencial para a conservação da vida.
  2. Minerais – são vitais para a nossa estrutura óssea e para manter e preservar a distribuição dos fluídos no corpo.
  3. Vitaminas – controlam as funções básicas do corpo.
  4. Proteínas – formam os tecidos do corpo durante o crescimento e ao longo da vida são responsáveis pelas reparações quando há danos.
  5. Hidratos de carbono – são eles que proporcionam o amido e o açúcar necessário à energia.
  6. Gorduras – são importantes para manter as paredes celulares por todo o corpo, sobretudo no cérebro e na pele.

 

Esta tabela de nutrientes mostra-nos o quanto é importante termos uma alimentação equilibrada considerando todas as nossas necessidades, desde o nascimento à velhice, primando pela verdadeira qualidade de vida. Ao fazermos uso deste conhecimento, podemos elaborar todos os dias um plano nutricional, focado nas nossas reais necessidades e de acordo com o nosso modo de vida.

 

Nesta sequência alfabética dos alimentos funcionais e nutracêuticos indicados à boa manutenção da saúde, hoje cabe-me abordar a letra J, que não comtempla um leque vasto de alimentos europeus, mas que na lista de alimentos tropicais tem alguns de certa relevância.

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