Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Alimento é vida – letra F

Alimento é vida – letra F

Figo, fava, farinha de milho, farinha de centeio, farinha de mandioca, framboesa e feijão são alguns dos alimentos hoje em destaque para uma melhor qualidade de vida. Conheça ainda as vitaminas e minerais de letra F.

Pinterest Google+

O Fado, nosso património imaterial que através da poesia e da música conta a estória do nosso povo, significa destino, uma expressão que vem do latim “fatum”.

Mas o destino precisa de ser ajustado e guiado por nós com foco em todas as nossas ações da vida. Nesta minha missão de vos trazer um pouco do meu saber, usando o conceito de “Alimento é Vida”, é preciso que entendam que a palavra foco significa fazer um percurso de saúde pelo alimento. Ou seja, estar de bem com a vida em toda a sua essência ou em todo o seu “Fado”.

 

Alimentos

Hoje a letra F mostra-nos que na lista dos alimentos temos: figo, fava, farinha de milho, farinha de centeio, farinha de mandioca, framboesa, fruta do conde, feijão e favola.

 

Vitamina F

A vitamina F é um ácido gordo essencial e é solúvel na gordura, sendo composta por ácidos graxos insaturados obtidos de alimentos. Responsável por nos causar bem-estar e felicidade, porque nos ajuda na redução de peso, queimando as gorduras saturadas.

Pode substituir o café caso seja consumida diariamente, previne o depósito de colesterol nas artérias, contribui para a saúde da pele e dos cabelos e combate enfermidades cardíacas. Trata a nossa pele e protege-a de eczema e acne.

 

Alimentos ricos em Vitamina F

Os alimentos com maior quantidade desta vitamina são: amendoim, semente de girassol, noz-pecã, amêndoa e abacate.

 

Minerais Letra F

Flúor – Responsável pela boa formação dos ossos e dentes, previne também a dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia.

Ferro – Indispensável na formação do sangue, atua como transportador do oxigênio para todo o organismo. É um dos minerais importantes no controle da nossa imunidade.

Fósforo – Indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular. A sua deficiência aumenta a possibilidade de ocorrência de fraturas, alterações nervosas e má calcificação da criança, porque atua na formação dos ossos e dentes.

Os sais minerais são importantes e essenciais para a nossa saúde, mas o nosso organismo só consegue assimilar estes elementos através dos alimentos colhidos do solo, sobretudo os vegetais (verduras e legumes) e pela água.

 

Plantas medicinais com Letra F

Funcho, flôr de laranjeira, fumária, fel da terra, fucus versicolor e folha da fortuna.

 

Artigo anterior

Grupo Pestana inaugura hotel em Amesterdão

Próximo artigo

Defina a sua marca pessoal