Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Alimento é vida – letra C

Alimento é vida – letra C

O nosso ambiente controla até 98% da forma como muitos dos nossos genes se expressam. Isto significa que a maneira como agimos com a nossa vida afeta todas as funções metabólicas que controlam o nosso estado de saúde.

Pinterest Google+

Esta é uma explicação simplificada do que se considera ser a ação de influência Epigenética nos seres humanos. A qual pode influenciar a nossa descendência até à quarta geração, porque o nosso fenótipo pode ser alterado. Com este entendimento podemos fazer a escolha de ser doentes ou saudáveis.

 

Esta época do ano, em Portugal, carateriza-se pela estação de inverno, com dias de baixa temperatura, chuva, neve, vento e um grande inimigo chamado ar condicionado. Por isso, precisamos de consumir alimentos que preservem a temperatura do corpo, mas acima de tudo que melhorem e mantenham o bom equilíbrio do sistema imunológico e circulatório. Devemos para isso fazer ingestão de uma alimentação reforçada em vitaminas, minerais e antioxidantes, para além dos alimentos termogénicos.

 

Alimentos:

Cacau, cantalupe (meloa), couve, cenoura, caju, castanhas, coco, cebola, centeio, chicória, camarão, cidreira, cevada e canela. O cacau e a canela são dois alimentos de caraterísticas e ação termogénica, porque estimulam a circulação sanguínea, além de serem energéticos e vasodilatadores.

 

Vitamina C:

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma molécula usada na hidroxilação de várias reações bioquímicas nas células, sobretudo do colágeno, ou a proteína fibrilar que dá resistência ao sistema musculoesquelético, aos dentes e ao sistema vascular. A má circulação reduz a capacidade de transportar nutrientes e oxigênio para onde são necessários. É ainda um dos mais poderosos antioxidantes, muito importante para transformar as espécies reativas de oxigénio em formas inertes, além de ser usado pelo nosso metabolismo na síntese de algumas moléculas que servem como neurotransmissores.

 

Alimentos ricos em vitamina C:

Caju, cenoura, acerola, tomate, laranja, limão, abóbora, kiwi, toranja, diospiros, morangos, mamão, manga e goiaba. A vitamina C é importante para o bom funcionamento das células brancas do sangue.  Favorece a formação dos dentes e ossos, ajuda a resistir às doenças cardíacas, previne gripes, fraqueza muscular e infeções e é sobretudo uma das maiores prevenções no controle do cancro. As vitaminas desempenham um papel vital nos processos enzimáticos corporais e a sua escassez na nossa dieta poderá causar uma série de problemas relacionados com o bem-estar.

 

Minerais de letra C:

Cálcio, encontrado nos lacticínios, couve, açaí, alface, entre outros. A sua função é fortalecer os ossos, os dentes, os batimentos cardíacos, melhorar a coagulação sanguínea e reforçar o sistema nervoso. A sua carência pode refletir-se em arritmias, fraqueza óssea e muscular.

 

Crómio, importante para a boa formação dos glóbulos vermelhos, age juntoamente com a vitamina C para formar a elastina e reduzir a necessidade de consumo de açúcar. Pode ser encontrado nas ostras, frutos secos oleaginosos e legumes verdes.

 

Cobre, um aliado para a formação da hemoglobina, junto com o ferro, além de ser necessário na formação e revestimento dos nervos., a sua carência pode refletir-se em irritações cutâneas, fraqueza e dificuldades respiratórias. Ao consumir frutos secos, sementes de girassol, cogumelos, estará a suplementar de forma natural o reforço deste mineral. A melhor maneira de obter os minerais necessários é comer uma grande variedade de alimentos.

 

Plantas medicinais com a letra C

Camomila, canela, calêndula, cavalinha, cacau entre outros. O cacau, além do seu sabor e aroma agradável atua preventivamente, no combate ao envelhecimento precoce, pelo seu grande poder antioxidante.  Além de ser há mais de 2000 anos usado como excipiente pela indústria farmacêutica na produção de cosméticos e supositórios (manteiga de cacau), ainda tem ação estimulante, diurética, promove a vasodilatação é emoliente, antisséptico e energético.

 

Receita funcional

Chá dos Deuses

Junte os seguintes ingredientes num recipiente com 1 litro de água;

  • 1 pau de canela, duas tiras de casca de laranja, duas tiras de casca de limão e 1 rodela de limão, 1 estrela de anis, 1 cravinho, 1 colher de sobremesa de pó de cacau ou 1 quadrado de cacau 70%, algumas folhas de hortelã menta, 1 malagueta vermelha seca, inteira e 1 colher de sopa de mel de rosmaninho.

Deixe a água com os ingredientes levantar fervura e retire do lume. Espere 10 minutos e tome este preparado em boa companhia, deixando-se levar pelo poder aromático e o sabor delicioso desta poção do amor. Ser feliz e saudável é a chave da longevidade, cabe a nós fazer boas escolhas.

Artigo anterior

Academia Americana de Pediatria revê uso de tecnologias por parte das crianças

Próximo artigo

Comer peixe cru pode ser arriscado, alerta nutricionista