Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Alimento é vida – letra B

Alimento é vida – letra B

A alimentação serve para renovarmos a “matéria plástica” que tem a função de reparar as células e os tecidos orgânicos do nosso organismo.

Pinterest Google+

Biometria bio (vida) + metria (medida) é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.  Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.  E nesta vastidão biométrica que nos torna seres humanos, ser feliz e sobretudo saudável é um desejo que todos partilhamos.

 

A alimentação serve para renovarmos a “matéria plástica” que tem a função de reparar as células e os tecidos orgânicos do nosso organismo. A nossa verdadeira casa é o nosso corpo, onde o cimento é constituído por alimentos reguladores, que são as frutas, os legumes, as verduras, a água, onde vamos buscar as vitaminas, os minerais e a celulose. Este tipo de nutrientes hidrata o corpo, o cabelo, as unhas, dão elasticidade à pele e firmeza aos ossos. Ajudam na digestão e fazem o nosso intestino funcionar, porque auxiliam o seu peristaltismo.

 

A energia elétrica do nosso corpo, que faz tudo funcionar, são todos os alimentos energéticos, compostos por: cereais, o açúcar natural (frutose), do mel, os cereais, os óleos vegetais, as raízes e os carboidratos, todos juntos dão-nos força para trabalhar, correr, brincar e dançar.

 

Por fim, temos os alimentos construtores que são os tijolos da nossa casa (corpo), que nos dão firmeza, que são as proteínas, como o peixe, as leguminosas, o leite e seus derivados, os ovos, as castanhas, as sementes, este tipo de alimentos são responsáveis pela reparação dos tecidos danificados, são todos aqueles que vão trabalhar e reforçar a síntese hormonal, tão importante na fase do crescimento das crianças e responsáveis pela síntese enzimática (tabela R.E.C.).

 

As enzimas são na sua maioria proteínas muito importantes na estrutura dos organismos vivos. “Todo ser vivo tem milhares de enzimas acelerando reações. Assim, as transformações químicas nos seres vivos ocorrem em escala de tempo compatível com a vida” (www.revista-fi.com FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 16 – 2011)

 

Alimentos: Banana, beringela, batata (doce) brócolos, beldroegas, baunilha, beterraba,

Vitamina B – as vitaminas do grupo B são cruciais para a saúde, são um vasto complexo que está envolvido na produção de enzimas diferentes e, cada uma fornece um bloco de construção para uma série de processos metabólicos importantes e relacionados.

 

Alimentos ricos em Vitamina B – levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo, sementes de girassol, castanha do Pará, farelo de aveia, amêndoas, amendoim, peixes como a cavala e o salmão, cogumelos, ovos, leite, lentilhas, espinafres, frutos do mar, tâmaras, ameixas, feijão e chocolate.

 

Minerais de letra B – “Os minerais transportam as vibrações de toda a vida. Tal como as gemas que nos adornam são feitas de minerais, nós também somos, sendo apenas um pouco mais complexos… ( Sir Gabriel Cousens, Cientista).

 

Em 1980, descobriu-se que o nosso organismo contém boro, o qual é responsável por regular os níveis dos outros minerais, como o cálcio, magnésio e o fósforo. O boro é um agente libertador de testosterona e estrogénio no metabolismo masculino, pelo que hoje em dia é usado como suplemento por atletas que pretendem construir uma boa qualidade de massa muscular. Outra ação importante deste mineral é que auxilia o tratamento das doenças relacionadas aos ossos. Entre elas, estão a atrite reumatoide e osteoartrite, as quais o boro ajuda a reduzir os sintomas em até 95% caso ainda não estejam em um quadro muito avançado.

 

Plantas fitoterápicas com Letra B – Bardana, begónia, boldo, borragem. A bardana por exemplo, é uma planta indicada para problemas de pele. Os seus princípios ativos encontram-se na raiz. As suas folhas entram em preparados farmacêuticos na forma de cremes ou loções para tratamentos de pele gretada, escoriações e picadas de insetos e eczemas.

 

Receitas funcionais

Beleza e problemas de pele – a bardana é ideal no tratamento de eczemas, psoríase, acne, abcessos, pelo que devido às suas propriedades bactericidas, fungicidas e purgantes é uma aliada no tratamento de acne, pontos negros e borbulhas.

 

Preparação de compressa – com infusão de 40grs de raiz, para meio litro de água a ferver. Deixa repousar por 10 minutos e molhe uma compressa nesta infusão e aplique por 15 minutos no local a tratar, pode repetir várias vezes ao dia.

 

Apesar de todos nós termos a sabedoria de ouvir e auxiliar o nosso corpo sempre que se instala alguma debilidade, considero importante consultar um especialista de saúde. A automedicação mesmo que seja apenas um suplemento alimentar pode desencadear um processo de doença. De acordo com a maior parte dos especialistas em saúde a alimentação é na verdade a chave essencial para uma vida com longevidade.

 

Artigo anterior

Anjos ou demónios? Na China, o espetáculo da Victoria´s Secret é ensombrado por questões políticas

Próximo artigo

Toda a verdade sobre a alimentação: nutricionista desvenda alguns mitos