Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Alimente a sua saúde

Alimente a sua saúde

“E deixe-se envolver pelos sentidos da vida”

Pinterest Google+
PUB

Esta reação produz endorfinas naturais de bem-estar, as quais vão desencadear ações de cura do próprio corpo através dos estímulos fisiológicos (circulatórios e hormonais).

 

Tos os odores seguem a rota dos sentidos (físicos, afrodisíacos e sensitivos), que vão diretamente ao cérebro e estimulam as células transmissoras e recetoras.

 

O sentido do olfato desencadeia em cada um de nós emoções que nos transportam às memórias vividas (pessoas e lugares).

 

E porque reagimos desta forma, as especiarias são usadas pelos seus poderes medicinais, curativos e pelos sentidos dos sabores (gustativo) e dos aromas (olfativo). Para a cultura da India, a cor, o sabor e o cheiro são o verdadeiro “império dos aromas” gastronómicos e terapêuticos. São a ponte que une castas e tradições numa festa dos sentidos. Desde há 7000 anos que na cultura indiana os temperos são o poder da vida. São como uma arte, uma ciência e ramificou-se em várias especialidades (medicina, farmácia, perfumaria, culinária e terapêuticas corporais).

 

Na cultura da India, a comida que o homem come e o seu universo devem estar em harmonia. Esta sabedoria foi trazida do passado até aos dias de hoje, fazendo-se uso deste recurso, a favor do alimento do corpo na sua total plenitude, física e emocional.

Artigo anterior

Abriu a época dos festivais

Próximo artigo

Quer dormir na Torre Eiffel? Sim é possível