Home»GLAMOUR»BELEZA»Alimentação antirrugas: trave o tempo através da nutrição da pele

Alimentação antirrugas: trave o tempo através da nutrição da pele

Sim, a alimentação pode dar-lhe uma ajuda a travar os sinais do envelhecimento. Os alimentos que se seguem estão recheados com alguns dos melhores nutrientes que há para combater as rugas. Por isso, não se esqueça de os ingerir adequadamente todas as semanas e faça a sua prevenção antirrugas por dentro.

Pinterest Google+
PUB

Abacate – este tem sido promovido pela sua contribuição para uma pele saudável e linda – e por uma boa razão. Está repleto de vitamina E e de vitaminas do complexo B que nutrem a pele. Além disso, também é rico em ácidos gordos essenciais que ajudam a hidratar a pele, mantendo-a macia e suave. Os abacates também contêm vitamina C e costumam ser baixos em pesticidas e outros produtos químicos nocivos.

 

Peixes ricos em ómega 3 – tipicamente, o salmão, a sardinha e a cavala. O ómega-3 hidrata a pele e protege-a dos danos causados pelos UV e, portanto, previne o envelhecimento prematuro e as rugas. No caso do salmão, este contém outro nutriente antirrugas interessante: astaxantina. A astaxantina, um carotenoide que dá ao salmão a sua cor rosa, é um poderoso antioxidante que demonstrou reduzir os radicais livres criados pela pele exposta aos raios ultravioleta. Contudo, opte pela versão selvagem.

 

Trigo sarraceno –  é uma excelente fonte de rutina, um bioflavonoide que ajuda o corpo a utilizar a vitamina C. A rutina também ajuda a manter os níveis de colagénio na pele, mantendo a pele elástica e firme. Além disso, os grãos de trigo sarraceno estão carregados de proteínas com os oito aminoácidos essenciais e necessários para a reparação da pele.

 

Gérmen de trigo – esta parte nobre do trigo ajuda a alisar a pele. É rico em selénico e zinco, dois importantes minerais antirrugas. É também uma fonte bastante concentrada de vitamina B6 que promove a absorção de zinco pelos intestinos. Além disso, é uma das melhores fontes dietéticas de vitamina E, o que é crucial para uma pele bonita. Também é uma excelente fonte de coenzima Q10 e de proteína.

 

VEJA TAMBÉM: GINÁSTICA FACIAL: MANTENHA A JUVENTUDE DO ROSTO COM ALGUNS EXERCÍCIOS

 

Mirtilos – são um dos melhores alimentos saudáveis de todos os tempos e uma bênção para qualquer pessoa preocupada com as rugas. Devido à sua alta concentração de antocianinas, os mirtilos contribuem para a saúde da matriz de colagénio neutralizando enzimas que destroem o tecido conjuntivo e eliminando os radicais livres. As antocianinas também aumentam os efeitos da vitamina C contida nos mirtilos. Além disso, em comparação com outras bagas, os mirtilos são uma boa fonte de vitamina E.

 

Castanha-do-Pará –  é de longe a melhor fonte de selénio da natureza: uma única castanha fornece mais do que a ingestão diária recomendada. Devido ao seu teor de selénio, combinado com a sua alta concentração de vitamina E, estas castanhas estão no topo da lista de alimentos antirrugas. No entanto, é importante ter em mente que são altas de calorias e, portanto, devem ser consumidas com moderação.

 

Chá verde – O consumo regular de chá verde demonstrou ser muito eficaz na prevenção das rugas. Os efeitos benéficos do chá verde na pele estão ligados à grande quantidade de catequinas que este contém. As catequinas são compostos com propriedades antioxidantes. Para maximizar a liberação de catequinas, escolha folhas de chá soltas em vez de saquetas de chá.

 

Ovos – de todos os alimentos ricos em proteínas, os ovos estão entre as melhores fontes de proteína para pessoas preocupadas com as rugas. Os ovos são uma fonte particularmente boa dos três grandes aminoácidos antirrugas, isto é, glicina, prolina e lisina. Esses aminoácidos são essenciais para a produção de colagénio e elastina que proporcionam à pele a sua textura e a capacidade de esticar. À medida que envelhecemos, a nossa produção de colagénio e elastina diminui rapidamente, traduzindo-se em rugas e linhas finas na pele. Os ovos também fornecem vitamina A, vitamina E e selénio. Eles também contêm ferro que ajuda os aminoácidos a formar o colagénio.

 

VEJA TAMBÉM: BELEZA CASEIRA: RECEITAS FÁCEIS E EFICAZES PARA UMA BELEZA NATURAL

 

Soja –  outro excelente alimento antirrugas rico em proteínas. A soja contém grandes quantidades dos mesmos aminoácidos antirrugas que os ovos (glicina, prolina e lisina). Além disso, os grãos de soja contêm certas isoflavonas antirrugas. Contudo, a soja deve ser consumida com moderação.

 

Cenouras – boas para os olhos, ajudma tambéma amebelezar a sua pele. As cenouras são uma das melhores fontes dietéticas de betacaroteno – um nutriente que é conhecido por ajudar a proteger a pele contra os danos dos radicais livres causados pela exposição ao sol. As cenouras também contêm vitamina C e uma grande quantidade de outros nutrientes. Ao comprar estes deliciosos vegetais, é aconselhável optar por produtos cultivados de forma biológica sempre que possível.

 

Tomates – ricos em licopeno, ajudam a proteger dos danos causados pelos raios solares. Cozinhados com gorduras saudáveis, como o azeite, aumentam ainda mais a absorção de licopeno pelo corpo. Curiosamente, o licopeno a partir de produtos de tomate transformados parece ser mais bem absorvido que o do tomate cru.

 

Cebolas –  são uma excelente fonte natural de quercetina, um dos melhores nutrientes para as pessoas cujo objetivo é ter uma pele sem rugas. Além disso, a vitamina C e o enxofre que as cebolas fornecem protegem a pele e ajudam a mantê-la flexível e suave.

 

Aipo –  é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina E e vitamina C. Ao comprar o aipo, escolha produtos cultivados de forma biológica, para evitar os pesticidas neste vegetal.

 

VEJA TAMBÉM: CUIDADOS A TER COM O CABELO NA PRIMAVERA

 

Maças – estas não podem faltar em listas de alimentos saudáveis. Uma maçã por dia pode manter as rugas afastadas. Além da vitamina C, as maçãs são uma boa fonte de quercetina, que é um potente antioxidante. A estrutura molecular da quercetina é extremamente adequada para destruir os radicais livres, o que torna este nutriente um excelente antirrugas. Ao comprar maçãs, escolha frutas cultivadas em modo biológico, se possível. Juntamente com os pêssegos, as maçãs lideram a lista de frutos que contêm os mais altos níveis de pesticidas e outros produtos químicos.

 

Brócolos – comer mais brócolos é uma ótima maneira de dar um impulso à sua saúde e reduzir as rugas ao mesmo tempo. São uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C e coenzima Q10 – todos eles nutrientes antirrugas vitais. Se o seu aparelho digestivo permitir, coma os brócolos crus ou levemente cozidos no vapor. Isso ajudará o vegetal a manter o seu conteúdo de vitamina C e coenzima Q10.

 

Batata doce – Ricas em betacaroteno, mas também em vitamina C. Além disso, possuem proteínas com propriedades antioxidantes significativas. Pensa-se ainda que as batatas doces promovem a síntese do ácido hialurónico (HA), uma proteína especial produzida pelo organismo. O ácido hialurónico ajuda a manter a pele suave e flexível, mas a capacidade de o corpo o produzir deteriora-se à medida que envelhecemos.

 

Espinafre – O seu perfil nutricional torna-o num excelente alimento para a saúde e um importante alimento antirrugas, pois está carregado de coenzima Q10, betacaroteno, vitamina E e vitamina C. O espinafre também está no topo da lista de alimentos com a maior concentração de glutationa, um forte antioxidante que ganhou destaque nos últimos anos como o “mestre antioxidante”.

 

Ovas de peixe – ricas em ómega-3 – mais até que os peixes mais gordurosos – são um potente alimento antirrugas. Um estudo que analisou as ovas de quinze peixes descobriu que as ovas de pescada e salmão eram as mais ricas em termos de ómega-3.

Artigo anterior

Portugal tradicional: descubra destinos imperdíveis no país

Próximo artigo

Eu sou Balança: as principais características deste signo