Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Alguns princípios

Alguns princípios

Pinterest Google+

Existem em PNL alguns princípios a que se dá o nome de ‘pressupostos’. Perguntam-me com frequência se estes pressupostos são regras ou normas da PNL. Não. Podemos dizer que os pressupostos são assunções úteis num contexto de um curso ou num processo de coaching e, até mesmo, num contexto de vida real.

 

E, neste artigo, gostaria de partilhar convosco alguns destes pressupostos que poderão eventualmente ser úteis considerar nas diferentes áreas da sua vida.
Começo por aquele que é habitualmente o primeiro a ser ensinado e porventura um dos mais importantes e significativos: “O mapa não é o território”. E o que quer dizer este pressuposto? Todos nós vamos criando mentalmente um “mapa” da nossa realidade, do nosso mundo que não é mais do que a forma como vemos o mundo em todas as suas vertentes. E até aqui tudo bem. O problema é que há quem tenda a considerar que o “seu mapa” é “melhor” que o dos outros, ou seja, a sua forma de ver o mundo é “melhor” que a dos outros e este tipo de postura, como pode imaginar, cria intolerância, intransigência e falta de flexibilidade.

 

Por outro lado, quando eu escolho aceitar que o “meu mapa” não é “melhor” nem “pior” que o dos outros, é simplesmente diferente, isso tende a criar aceitação e respeito pela opinião dos outros. Quer isto então dizer que agora vou ter que concordar com tudo o que os outros fazem e dizem? Não! Quer simplesmente dizer que, os outros têm o direito de ver o mundo à sua maneira, tal como eu tenho o direito de o ver à minha.
“Não há fracasso, apenas feedback”. Ou seja, mesmo quando não acerto à primeira, isso não é necessariamente sinónimo de fracasso. Poderia ser, dependendo da forma como eu me posiciono perante esse “fracasso”. Em muitos casos, associado a algo que correu menos bem, vem uma carga emocional negativa, um sentimento de frustração e, quando acumulado, isso costuma ter um forte impacto na nossa auto estima.

Artigo anterior

Kim Kardashian perde peso com a dieta de Atkins

Próximo artigo

Avon lança novo creme +45