Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Alforreca gigante circula em exposição sobre reciclagem

Alforreca gigante circula em exposição sobre reciclagem

Peça com 2,5 metros de altura, feita de embalagens de bebidas recicladas, viaja pelo concelho de Cascais para promover melhores práticas ambientais. Exposição ambiental itinerante decorre até 12 de dezembro.

Pinterest Google+
PUB

Até dia 12 de dezembro, Cascais tem patente a exposição itinerante iREC – Recircular, para sensibilizar os munícipes para a importância da reciclagem e da economia circular. A entrada é gratuita.

 

Esta mostra é composta por uma alforreca feita a partir de embalagens de bebidas, totens informativos e ainda artigos do dia-a-dia produzidos com materiais reciclados que permitem ilustrar o ciclo dos resíduos e os benefícios da sua reinserção na economia.

 

Realizada no âmbito do projeto-piloto iREC – Inovar a reciclagem, um programa de incentivo à devolução de embalagens de bebidas, esta exposição é também uma oportunidade de partilhar os resultados alcançados em apenas nove meses: cerca de 600.000 embalagens de bebidas (plástico, latas e vidro) equivalentes a um total de 40 toneladas.

 

VEJA TAMBÉM: MAIS DE 100 LÍDERES MUNDIAIS CELEBRAM ACORDO PARA ACABAR COM DESFLORESTAÇÃO ATÉ 2030

 

Uma alforreca com 2,5 metros de altura

A peça central da exposição, uma alforreca de 2,5 metros de altura, foi fabricada pelo grupo de artistas Skeleton Sea com embalagens de plástico e latas recolhidas nas máquinas do iREC.

 

O tema da escultura foi diretamente inspirado pelas problemáticas do lixo marinho, constituído essencialmente por plástico descartado, e pelas alterações climáticas que origina a multiplicação das espécies invasoras.

 

Uma mala de viagem da Samsonite – A Magnum ECO, os sapatos de caminhada da Decathlon e os calções de banho Panareha são alguns dos artigos que podem ser vistos nesta exposição, por serem produzidos a partir de embalagens de bebidas de plástico recicladas e copos de iogurte.  Veja o vídeo do fabrico da alforreca.

 

Programa

Mercado da Vila de Cascais

27 de outubro a 3 de novembro | Rua Padre Moisés da Silva, 2750 Cascais

Horário: Diário 8h00 às 24h00 – 6ª e sáb às 02h00

 

E.Leclerc São Domingos de Rana

4 a 9 de novembro | Av. Aristides Sousa Mendes, 2785-741 São Domingos de Rana

Horário: Diário 8h30 às 21h30

 

CascaiShopping

10 a 28 de novembro | Estrada Nacional Nº 9 118, 2645-543 Alcabideche

Horário: Diário 8h00 às 23h00 – 6ª e sáb às 24h

 

Decathlon Cascais

29 de novembro a 12 de dezembro | Av. Brigadeiro Victor Novais Gonçalves Nº 164, 2645-019 Alcabideche

Horário: Diário 10h00 às 22h00

 

 

Artigo anterior

A preservação da fertilidade feminina: da idade aos tratamentos

Próximo artigo

À mesa com… a tangerina