Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Aldeias Históricas de Portugal recebem Congresso Europeu de Turismo Rural

Aldeias Históricas de Portugal recebem Congresso Europeu de Turismo Rural

As Aldeias Históricas de Portugal acolhem a edição deste ano do Congresso Europeu de Turismo Rural, sob o mote "Destino Ibérico, Turismo Rural aquém e além-fronteiras". Uma estreia (também) para Portugal, marcada para os dias 29 e 30 de maio.

Pinterest Google+

As Aldeias Históricas de Portugal preparam-se para receber o VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR), marcado para os dias 29 e 30 de maio. O evento, que é o encontro mais importante do setor em Espanha, acontece este ano pela primeira vez no nosso país, numa iniciativa da Escapada Rural, em colaboração com a Rede das Aldeias Históricas de Portugal e o Município do Sabugal, com apoio institucional do Turismo do Centro e do Turismo de Portugal.

 

Sob o mote “Destino Ibérico, Turismo Rural aquém e além-fronteiras”, o congresso terá lugar no território das Aldeias Históricas de Portugal, mais precisamente no Cró Hotel Rural, no Sabugal.

 

VEJA TAMBÉM: ALDEIAS DO XISTO RECEBEM CAMPEONATO DO MUNDO DE TRAIL RUNNING E AFIRMAM-SE COMO DESTINO ATIVO

 

Como sublinha António Robalo, presidente da Associação Aldeias Históricas de Portugal, «estamos orgulhosos de termos conseguido captar mais um importante evento para o nosso território. O enfoque da VI edição do COETUR está totalmente alinhado com a ideia dos mercados de turismo rural de Portugal e Espanha passarem a ser vistos, no panorama internacional, como um único mercado: o mercado ibérico de turismo rural! Uma estratégia que temos vindo a desenvolver há algum tempo, baseada na colaboração pública-privada. Por isso, este congresso é também uma excelente oportunidade para os empresários do setor, dos dois lados da fronteira, exporem as suas ideias e estabelecerem parcerias entre eles».

 

A escolha das Aldeias Históricas de Portugal para a realização da edição deste ano do Congresso Europeu de Turismo Rural está em linha com o contexto empresarial e os planos de internacionalização dos espanhóis da Escapada Rural. Uma plataforma web dedicada à promoção de já mais de 30.000 unidades de alojamento rural, com mais de 2,5 milhões de visitas por mês, quase meio milhão de seguidores nas redes sociais e que, o ano passado, reforçou a aposta em Portugal, com a abertura do domínio EscapadaRural.pt.

 

VEJA TAMBÉM: DESTINOS PARA OS MAIS AVENTUREIROS

 

De facto, verifica-se uma tendência crescente para a visita de turistas espanhóis ao território português. De acordo com os dados mais recentes do relatório do Observatório do Turismo Rural 2019, o viajante espanhol está cada vez mais interessado em Portugal para desfrutar de uma escapadinha sem pressas e em contacto com a natureza. Efetivamente, 68% dos inquiridos afirmaram ter visitado Portugal em algum momento, sendo que 24% atravessou a fronteira para fazer turismo rural.

 

Por outro lado, entre os entrevistados que nunca fizeram turismo rural em Portugal, 60% reconhecia não o ter feito por falta de conhecimento da oferta turística, considerando que uma oferta com preços atrativos é o fator principal para uma primeira experiência em turismo rural no país.

 

 

Artigo anterior

Gosta de viagens gastronómicas? Seis destinos deliciosos a não perder

Próximo artigo

Afinal podemos comer hambúrgueres saudáveis