Home»FOTOS»Aldeias Históricas de Portugal em festa com garantia de sustentabilidade

Aldeias Históricas de Portugal em festa com garantia de sustentabilidade

Doze eventos únicos com o certificado Biosphere@Events, uma estreia mundial que faz destas doze aldeias o primeiro destino em rede a proporcionar um evento comum que respeita os requisitos internacionais de sustentabilidade. De Sortelha a Belmonte, decorre de junho a dezembro.

Pinterest Google+

Está a chegar a nova edição do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”: doze eventos que dão vida às lendas e aos mitos das Aldeias Históricas de Portugal, através de animação de rua, visitas teatralizadas, workshops, música e muita festa. O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que chega agora à sua terceira edição, torna-se este ano o primeiro ciclo de eventos em rede, a nível mundial, com certificado Biosphere@Events.

 

O ciclo consiste num conjunto de eventos, promovidos em cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, cujo objetivo é dar vida àqueles lugares e oferecer momentos inesquecíveis às comunidades locais e visitantes. O ciclo começa com o primeiro evento na Aldeia Histórica de Sortelha, de 28 a 30 de junho, e só termina no final do ano, com o último evento a acontecer na Aldeia Histórica de Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

 

VEJA TAMBÉM: JÁ CONHECE AS 12 ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL?

 

À semelhança das edições anteriores, como ponto de partida de cada evento está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia, como uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade e ganhar vida nas ruas de cada aldeia.

 

O programa de cada localidade tem a duração mínima de dois dias e conta com a participação ativa da comunidade em estreita colaboração com artistas profissionais. São 12 eventos, onde o objetivo é oferecer aos participantes uma experiência autêntica nas Aldeias Históricas de Portugal. Os produtos distintivos de cada aldeia também estarão em destaque, nomeadamente em mercados de rua.

 

VEJA TAMBÉM: À DESCOBERTA DOS LOCAIS DOS FESTIVAIS DE VERÃO

 

Depois de Sortelha, o ciclo prosseguirá com eventos no Piódão (6 e 7 de julho), Linhares da Beira (12 a 14 de julho), Marialva (20 e 21 de julho), Castelo Novo (27 e 28 de julho), Castelo Rodrigo (6 e 7 de setembro), Castelo Mendo (20 e 21 de setembro), Trancoso (4 a 6 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 3 de novembro), Monsanto (8 a 10 de novembro), Almeida (21 e 22 de dezembro) e Belmonte (27 a 30 de dezembro).

 

As Aldeias Históricas de Portugal estão na linha da frente em estratégias de inovação e sustentabilidade em Portugal.  Depois de se terem tornado, em 2018, o primeiro destino em rede, e o primeiro destino a nível nacional, a receber o certificado Biosphere Destination, entregue pelo Instituto de Turismo Responsável, são agora pioneiras na promoção do 1.º ciclo de eventos em rede, a nível internacional, com certificado BIsophere© Events. O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” é este ano  preparado de acordo com os requisitos internacionais de sustentabilidade.

 

 

Artigo anterior

World Class Competition revela os dez melhores bartenders de Portugal

Próximo artigo

Cinco vinhos para um jantar romântico