Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Aldeias Históricas de Portugal disponibilizam viaturas elétricas gratuitamente para viajar pelo território

Aldeias Históricas de Portugal disponibilizam viaturas elétricas gratuitamente para viajar pelo território

O serviço pioneiro de mobilidade sustentável coloca uma frota de cinco viaturas elétricas ao dispor de turistas, residentes e profissionais, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.

Pinterest Google+
PUB

Viajar pelas Aldeias Históricas de Portugal é mais fácil, económico e sustentável. A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e a Renault Portugal, em parceria com o Município do Fundão, acabam de lançar um projeto pioneiro que disponibiliza gratuitamente viaturas elétricas para turistas, residentes ou profissionais que exerçam atividade no território.

 

A reserva pode ser feita digitalmente em ou presencialmente no Posto de Turismo da Aldeia Histórica de Castelo Novo. Para quem optar por viajar de comboio até ao território, estão, igualmente, garantidos serviços de transfer, a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.

 

O serviço pioneiro de mobilidade sustentável coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.

 

VEJA TAMBÉM: IPCC IDENTIFICA 60 ALTERAÇÕES DE ESTILO DE VIDA PARA TRAVAR AQUECIMENTO GLOBAL

 

O projeto-piloto poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade e que poderá ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.

 

Este novo serviço é o resultado de um protocolo de colaboração assinado entre as Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e a Renault Portugal, com o objetivo de tornar a Aldeia Histórica de Castelo Novo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO2 e de ruído – mas, também, de garantir que as viagens entre as 12 Aldeias Históricas de Portugal são mais amigas do ambiente.

 

A concretização deste protocolo é a solução para os turistas e todos aqueles que não dispõem de viatura própria, ou para quem procura uma forma mais económica e sustentável de viajar, incluindo os residentes e profissionais do território.

Quatro modelos de carros elétricos

Os quatro modelos de veículos elétricos colocados à disposição prometem satisfazer todas as necessidades de lazer, mas também profissionais. Pela imagem e conceito, o Renault Twizy promete ser a preferência dos jovens com mais de 16 anos, mas também dos adultos que procuram uma experiência mais irreverente ou que sofrem de mobilidade reduzida; o Renault Twingo Electric destina-se a quem procura; o Renault ZOE será para os que procuram desempenhos nas desafiantes estradas da região; enquanto o comercial Renault Kangoo Z.E. destina-se aos profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo que se dedicam à agricultura e à pecuária, por exemplo.

 

A partir do mesmo link, além de reservar o seu modelo elétrico preferido, pode desde logo planear a sua viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo o alojamento, os restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.

 

Para as Aldeias Históricas de Portugal, este é um projeto que vai ao encontro da estratégia que a associação tem desenvolvido na promoção da competitividade assente no princípio da sustentabilidade. Um racional que continuará a vigorar na Estratégia Portugal 2030, com o objetivo de reforçar as Aldeias Históricas de Portugal como líder em inovação nos territórios de baixa densidade, num inequívoco compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Artigo anterior

Seis tradições de Páscoa na Europa

Próximo artigo

Prepare um almoço vegano: esparguete de curgete com molho de abacate