Home»FOTOS»Aldeia Histórica de Linhares da Beira promove festa ‘Era uma vez em 1169’

Aldeia Histórica de Linhares da Beira promove festa ‘Era uma vez em 1169’

Esta é mais uma festa do Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa", que todos os anos leva mais vida e animação às Aldeias Históricas de Portugal. Este ano, Linhares da Beira conta os primórdios do nosso país, recheados de segredos e misticismo.

Pinterest Google+
PUB

A 12 de setembro, a Aldeia Histórica de Linhares da Beira vai estar em festa. Um dia de emoções que, devido à pandemia de Covid-19, só vai poder ser sentido e vivido à distância, através de um computador, smartphone ou tablet. Com o tema “Era uma vez em 1169”, a festa do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2020 na Aldeia Histórica de Linhares da Beira não contará com a presença física de público, sendo transmitida ao mundo por streaming, contornando assim os constrangimentos de proximidade causados pela pandemia.

 

Na realidade, no dia, as redes sociais das Aldeias Históricas de Portugal vão transmitir, em ‘live streaming´, iniciativas como um showcooking com produtos autóctones da região protagonizado por Tiago Bonito (chef estrela Michelin), um concerto dos The Legendary Tigerman “One Man Band” no lendário castelo da aldeia, bem como um teatro de rua encenado com momentos e lendas marcantes da história de Linhares da Beira e das origens de Portugal. Veja imagens na galeria acima.

 

VEJA TAMBÉM: ESPETÁCULOS GRATUITOS DE JAZZ NAS TERMAS DA REGIÃO CENTRO

 

Em 1169, no recém-criado reino de Portugal, o rei D. Afonso Henriques vê-se na necessidade de criar “terras” através da atribuição de Cartas de Foral, uma vez que os inimigos que ameaçavam o reino eram muitos e diversos. Na fronteira este, os leoneses atacam constantemente, e a sul, os muçulmanos. Por isso, o monarca decide fundar terras em locais facilmente defensáveis, onde os castelos dominavam a paisagem e o dia-a-dia das populações. Foi assim que nasceu Linhares da Beira e o seu vigilante e altaneiro Castelo. Uma Aldeia Histórica que é um autêntico “museu vivo” das origens do reino.

 

E é por essas lendas e histórias, que envolvem os primórdios do nosso país, plenas de segredos e misticismo, que o evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” nos promete levar, no próximo dia 12 de setembro, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira. Um evento pleno de emoções, que contará ainda com concerto de The Legendary Tigerman.

 

VEJA TAMBÉM: FORTE DE S. FILIPE: A BELEZA DE UMA FORTALEZA INSPIRADA NUM CASTELO

 

Programa do evento

18h30 – Showcooking com o Chef Tiago Bonito: Livestream do Inatel Linhares da Beira Hotel Rural

(Chef do Restaurante Largo do Paço no Casa da Calçada Relais & Chateaux, distinguido com uma Estrela Michelin)

 

19h45 The Legendary Tigerman “One Man Band”: Livestream a partir do Castelo de Linhares da Beira

 

21h30 –  Teatro de Rua: Era uma vez em 1169…

Streaming do Vídeo de um teatro encenado sobre momentos e lendas marcantes da história de linhares desde 1169 até aos dias de hoje.

 

A festa só acaba em novembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Linhares da Beira, a festa segue para Belmonte, a 19 de setembro; Trancoso, a 25 de setembro; Marialva, a 26 de setembro; Castelo Mendo, a 2 de outubro; Almeida, a 3 de outubro; Piódão, a 4 de outubro; Sortelha, a 17 de outubro; Castelo Novo, a 24 de outubro, Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.

 

Artigo anterior

Snacks noturnos que não lhe tiram o sono

Próximo artigo

Alojamentos de norte a sul onde pode relaxar com os seus animais de estimação