Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Afinal comer massa não engorda!

Afinal comer massa não engorda!

Se é daquelas pessoas que não resiste a uma boa carbonara ou a qualquer prato que tenha massa, mas vive em constante arrependimento por achar que o consumo deste hidrato de carbono se vai refletir na balança, temos boas notícias para si.

Pinterest Google+

Está já  a pensar no jantar e o que lhe apetecia era mesmo uma msssa rápida, suculenta e reconfortante. Mas o sentuimento de culpar por ingerir hidratos à noite assola-lhe o espírito. Depois de anos a ouvir que os hidratos de carbono são os piores inimigos de uma dieta, dois estudos feitos pelo Instituto Neurológico Mediterrânico (Neuromed), Itália, e pela University of Reading, Inglaterra, revelaram que o consumo de massa não engorda e pode prevenir o aumento de peso, assim como outros problemas de saúde. E, pronto, também há estudos a seu favor.

 

Nestes estudos, foram analisados os hábitos alimentares e o IMC (índice de massa corporal) de mais de 23 mil pessoas de duas áreas diferentes em Itália e não foi encontrada qualquer ligação entre o consumo de massa e o aumento de peso. Na verdade, aquele que a consumiam regularmente, mas com moderação, apresentaram uma cintura mais estreita e uma melhor proporção entre a cintura e o quadril.

 

VEJA TAMBÉM: FARFALLE, TORTELLINI, LINGUINE… SABE TUDO SOBRE MASSAS?

 

Os estudos, publicados na revista ‘Nutrition and Diabetes’, concluiram que o consumo de massas está associado a uma dieta mediterrânica, e esta é considerada saudável.

 

Licia Iacoviello, diretora de laboratório do Neuiromed, disse ao jornal britânico ‘Independent’ que «na visão popular, a massa é frequentemente considerada inadequada para quem pretende perder peso. E muitas pessoas eliminam-na completamente da sua dieta. À luz desta pesquisa, podemos dizer que esta não é uma atitude correta. Estamos a falar de um componente fundamental da dieta mediterrânica tradicional, e não há razão para a eliminar».

 

VEJA TAMBÉM: 5 DIAS ÚTEIS, 5 JANTARES VEGETARIANOS PARA A FAMÍLIA

Estes resultados mostram que é errado ‘demonizar’ os hidratos de carbono e que o seu consumo como, por exemplo, massas, não tem que ter um efeito adverso no peso do corpo.

 

Antes de ir a correr ao supermercado para repor o stock de massas na dispensa enquanto faz uma lista mental de refeições com massa para o almoço e jantar, tenha em mente que o truque consiste em consumir massa como parte de uma dieta mediterrânica equilibrada, composta por gorduras saudáveis, como azeite, legumes e peixe. Estes alimentos têm sido associados a uma boa saúde, a menor risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e proteção contra a doença de Alzheimer. Não precisa de eliminar a deliciosa pasta, basta consumi-la com moderação.

 

Artigo anterior

Deixar de fumar no Ano Novo ajuda a manter a promessa

Próximo artigo

Renove as energias: plantas para ambientes internos