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Afinal, as batatas são saudáveis ou não?

A batata é talvez dos alimentos mais confecionamos em Portugal. Porém, o seu consumo não é consensual e este tubérculo é muitas vezes retirado das dietas, sobretudo das que se iniciam na primavera/verão para rápido controlo de peso. Saiba o que dizem vários estudos.

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As batatas apresentam um índice glicémico alto, o que significa que têm um maior impacto sobre o açúcar no sangue em comparação com alimentos com menor índice glicémico como feijão, por exemplo. Ainda assim, este tipo de classificação não é suficiente não resume toda a história do valor nutricional de um alimento.

 

O problema com as batatas acontece quando são fritas em óleo, pois aumenta significativamente as calorias, a gordura e o sódio. Um estudo americano descobriu que o consumo de batatas e batatas fritas está associado a um aumento do risco de diabetes tipo II numa grande parte das mulheres. No entanto, esta associação foi observada principalmente em mulheres obesas e sedentárias, que são mais propensas a ter resistência à insulina subjacente, o que pode intensificar os efeitos metabólicos adversos dos hidratos de carbono.

 

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Um outro estudo concluiu que as mulheres que comem quatro ou mais porções de batatas cozidas ou em puré, por semana, têm um risco maior de ver a sua pressão arterial aumentada.

 

O que se pode concluir de toda esta informação? As batatas oferecem realmente nutrientes importantes e podem fazer parte de uma dieta saudável, desde que tenha cuidado com a sua preparação e quantidade ingerida.

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