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Afinal, as batatas são saudáveis ou não?

A batata é talvez dos alimentos mais confecionamos em Portugal. Porém, o seu consumo não é consensual e este tubérculo é muitas vezes retirado das dietas, sobretudo das que se iniciam na primavera/verão para rápido controlo de peso. Saiba o que dizem vários estudos.

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Chega a esta altura do ano e o consumo de batatas cai, muito  devido às dietas iniciadas que retiram na sua maioria a batata do seu cardápio. Porém, batatas cozidas simples são saudáveis, especialmente quando consumidas com pele, uma parte rica em fibras.

 

Porquê tanta azáfama então à volta da batata? Porque devido à sua composição nutritiva ser diferente de outros vegetais – tem mais amido do que as os vegetais de folha verde, por exemplo – não deve ser, de todo, o único vegetal na sua dieta.

 

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Várias pessoas pensam na batata como um alimento que engorda, mas saiba que uma batata média cozida normal sem sal e com pele tem apenas 160 calorias e é naturalmente livre de gordura e colesterol. Além disso, cada batata tem cerca de 4g de fibra e 4g de proteína, características que permitem a sensação de satisfação por mais tempo. Há um estudo que sugere, inclusive, que as batatas são uma melhor opção face às massas, em termos da capacidade de reduzir o apetite depois do seu consumo.

 

Na sua composição também se encontra vitamina B6, vitamina C e ferro e são também uma excelente fonte de potássio. Uma batata de tamanho médio fornece cerca de 20% do valor diário recomendado para o potássio, um mineral importante que pode ajudar a reduzir os efeitos do sódio sobre a pressão arterial.

 

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De um modo geral, o tipo e a quantidade de nutrientes entre as diferentes variedades de batata existentes podem diferir ligeiramente, mas não de um modo significativo. Mas há uma exceção: a batata-doce. Esta é uma boa fonte de betacaroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A no corpo e é importante para uma pele e olhos saudáveis.

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