Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Aeroporto do Porto ultrapassa pela primeira vez marca dos 10 milhões de passageiros

Aeroporto do Porto ultrapassa pela primeira vez marca dos 10 milhões de passageiros

Em apenas quatro anos, o tráfego cresceu mais de 50%. O turismo crescente na cidade e a captação de novas companhias aéreas a operar na Invicta são algumas das razões para este aumento exponencial. O aeroporto está neste momento a fazer obras para expansão da sua capacidade.

Pinterest Google+
PUB

O Aeroporto do Porto ultrapassou pela primeira vez os 10 milhões de passageiros num só ano e, com um crescimento consistente e progressivo, tem vindo a afirmar-se como um aeroporto de referência a nível internacional, quer a nível da qualidade da infraestrutura, quer ao nível da qualidade de serviço prestado ao passageiro, revela a ANA Aeroportos de Portugal, em comunicado.

 

Nos primeiros nove meses de 2017, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou um crescimento de 16% no tráfego de passageiros face ao período homólogo de 2016. Desde 2013 o tráfego cresceu mais de 50%, dos 6.3M para os mais de 10M ultrapassados em 2017 e agora celebrados.

 

2017 foi um ano também marcado pela captação de novas companhias aéreas com a Air France/KLM e Royal Air Maroc a operar a partir do Porto, e registou em termos de desenvolvimento de tráfego aéreo outras importantes conquistas como por exemplo a rota Porto – Nova Iorque que passará a ser operada também pela United Airlines a partir de 2018. Estas conquistas refletem todo o trabalho de adaptação às necessidades de companhias aéreas e passageiros.

 

VEJA TAMBÉM: NÃO TEM PLANOS? QUE TAL VISITAR UM CASTELO DE PORTUGAL?

 

Destaque ainda para o facto de o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ter sido eleito o Melhor da Europa na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros. A distinção foi atribuída pelo ACI – Airports Council Internacional e surge no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na avaliação da satisfação dos passageiros. Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

 

Para continuar a garantir estes níveis de atuação, o aeroporto está neste momento a receber obras para expansão de capacidade, nomeadamente no alargamento da área de controlo de segurança na aerogare, o que permitirá processar mais passageiros mantendo o nível de serviço. Encontra-se igualmente em curso o projeto de expansão do caminho de circulação que contribuirá para aquele que é o objetivo final e permanente de crescimento e desenvolvimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

 

VEJA TAMBÉM: UM FIM DE SEMANA EM AMESTERDÃO

 

Nicolas Notebaert, CEO of VINCI Concessions and Chairman of VINCI Airports, manifestou o seu orgulho pelos resultados alcançados pelo Aeroporto do Porto destacando que «este aeroporto está no top 5 do ranking de aeroportos da VINCI Airports, pela sua dimensão, crescimento, mas também pela qualidade de serviço e variedade da oferta.»

 

Carlos Lacerda, presidente da Comissão Executiva da ANA Aeroportos de Portugal, destacou que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro «é um aeroporto onde temos capacidade instalada e é por isso muito relevante na nossa organização, sabendo que no seu crescimento há um quick-win que não é apenas do aeroporto e da ANA/ VINCI Airports, mas sobretudo da região e do país.»

 

 

Artigo anterior

O Natal na FIL começa a 6 de dezembro e termina a 7 de janeiro

Próximo artigo

Faça de 2018 um ano feliz!