Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Adeus gripes e constipações (segundo uma nutricionista)

Adeus gripes e constipações (segundo uma nutricionista)

As gripes e constipações andam por aí! Dizem ser fruta da época! Conheça um remédio caseiro e o poder do mel, segundo a nutricionista Lilian Barros.

Pinterest Google+

As gripes e constipações andam por aí! Dizem ser fruta da época! A verdade é que ninguém quer ficar doente e, portanto, para fazermos frente às adversidades, típicas desta altura do ano, e reforçarmos o nosso sistema imunitário, partilho a mezinha caseira e eficaz para ajudar a prevenir as gripes e as constipações… Como dizia Hipócrates, pai da Medicina, «faça do alimento o seu medicamento».

 

Assim sendo, escolhendo os ingredientes certos, podemos preparar em casa uma mistura que vem reforçar o sistema imunitário e ajudar o nosso organismo a defender-se das infeções bacterianas e virais, dos resfriados e das inflamações.
 
Para além da recomendação típicas do aumento do consumo de frutas cítricas e vegetais coloridos que nos ajudam a fornecer as vitaminas e sais minerais para as nossas defesas, existem também alimentos com efeitos preventivos pela sua capacidade antioxidante e pelas suas propriedades anti-inflamatórias. É com eles que podemos defendermo-nos ainda melhor este inverno!

 

VEJA TAMBÉM: A GRIPE CHEGOU ATÉ SI? REVEJA OS CUIDADOS A TER

Para o remédio caseiro contra gripes e constipações apenas precisa de:
Água
Mel (de preferência biológico)
Gengibre fresco
Curcuma fresca (se não encontrar utilize apenas o gengibre)
Limão (de preferência biológico)
Canela e Própolis (opcional)

 

VEJA TAMBÉM: GUIA DE SOBREVIVÊNCIA A CONSTIPAÇÕES E GRIPES

 
O mel vai muito para além do seu delicioso sabor. Nutricionalmente rico em vitaminas e minerais, como potássio, magnésio e fósforo, o mel é um alimento bastante versátil, que pode ser utilizado com diversas utilidades para a saúde, entre elas:
– Melhoria da capacidade digestiva
– Ajuda na prisão de ventre
– Reforço do sistema imunitário
– Prevenção de gripes e constipações
– Dores de garganta e garganta irritada
– Mantém a pele jovem e nutrida (utilizado em cosmética caseira)
– Tosse
– Antisséptico
– Antioxidante
– Antirreumático
– Calmante
– Energizante
– Antibacteriano
– Nutritivo
 
No entanto, não esqueça, o mel engorda se consumido em excesso. É efetivamente doce e apresenta praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco. Apesar de ligeiramente inferior, cada 100g de mel fornece cerca de 310kcal, enquanto o açúcar cerca de 380g/100g. Aqui a velha máxima destaca-se com toda a notoriedade: não devemos contar calorias, mas sim contar nutrientes!
Os seus benefícios falam mais alto! Contudo, fica a ressalva, o mel deve, por este motivo, ser consumido de forma moderada e evitado por diabéticos.

 

 

 

Artigo anterior

Dia dos Namorados: destinos românticos na Europa

Próximo artigo

Marca portuguesa lança roupa de criança 100% biológica